Imprimir

Notícias / Economia

MT segue tendência nacional e apresenta queda nas vendas em março

Da Redação - Viviane Petroli

As vendas em março em Mato Grosso seguiram a tendência nacional e apresentaram recuo em relação a fevereiro, na série ajustada sazonal. No Estado o volume de vendas retraiu 0,3%, enquanto no país 0,5%. Já a receita nominal de vendas recuou 1,1% na variação mensal no Estado. Os dados de vendas e receita nominal foram divulgados nesta quinta-feira (15) pela Pesquisa mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O calendário de março, com apenas 19 dias úteis, foi o principal motivo para o recuo, tendo-se em vista o Carnaval.

Leia também
Fevereiro sem carnaval tem alta de 9,5% as vendas no comércio varejista em MT
Mesmo em queda número de emplacamentos segue positivo em 2014

Contudo, ao se analisar a variação ante 2013 houve um acréscimo de 4,1% no volume de vendas. Vale ressaltar que a Páscoa o ano passado foi comemorada em março, enquanto neste ano em abril. O IBGE revela, ainda, que em 2014 as vendas já subiram 6,3%, o mesmo percentual positivo é verificado no volume dos últimos 12 meses.

A receita nominal no comparativo março com março subiu 9,2%, no ano 11,8% e nos 12 meses 12,2%.

A empregabilidade é um dos fatores, segundo especialistas, a impactarem nas vendas, em especial em Cuiabá e Várzea Grande em decorrência às obras da Copa do Mundo de 2014. Outro fator, que é considerado a principal força motriz da economia mato-grossense e que impulsiona os demais setores econômicos, é o agronegócio. Os especialistas ressaltam que o primeiro semestre deverá ser de resultados positivos na economia, vendo-se o fator Copa, porém o segundo semestre preocupa.

Ampliado

Nas vendas do varejo ampliado, que inclui veículos e materiais para a construção, registraram queda de 2% no comparativo de março com março. A queda pode ser atribuída aos emplacamentos de veículos, que segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), registrou queda de 2,88% nas vendas de março ante fevereiro e 5,01% perante março do ano passado.

Contudo, no ano é verificada alta de 4,1% no volume de vendas no varejo ampliado e de 4,6% nos 12 meses.
Imprimir