Imprimir

Notícias / Pecuária

Regras para importação de bovinos de países com risco de vaca louca são criadas

Da Redação - Viviane Petroli

O governo federal criou regras para a importação de bovinos de países com risco de vaca louca. A Instrução Normativa número 13 foi divulgada no Diário Oficial da União (D.O.U.) nesta quinta-feira (22).

A normativa estabelecem normas para identificação, monitoramento e controle da movimentação de bovinos provenientes de países considerados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) com risco a doença da Vaca Louca.
 
Leia também
Caso da Vaca Louca é apontado como atípico, revela laudo final

A normativa foi publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), assinado pelo secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo.

De acordo com a normativa, os animais importados deverão estar identificados com brinco auricular padrão SISBOV em uma das orelhas e um brinco de botão na outra.

A normativa frisa ainda que "O cadastro individual e o controle da movimentação de bovinos importados serão operacionalizados por meio da Base Nacional de Dados (BND), do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (SISBOV), e poderá ser incorporado ao sistema eletrônico de controle de trânsito de animais no âmbito do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Animal (OEDSA), mediante aprovação do Departamento de Saúde Animal (DSA)".
Imprimir