Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Programa de Municípios Sustentáveis é lançado para melhorar governança ambiental em MT

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS), lançado na quinta-feira (22), traz como proposta melhorar a governança ambiental de cidades de mato Grosso, fortalecendo os processos de regularização ambiental, promovendo a conservação de recursos naturais e a recuperação ambiental, além de também propor ações que diminuam as desigualdades sociais, segundo informa o Instituto Centro de Vida (ICV).

O lançamento oficial do programa foi realizado durante a abertura do 31º Encontro de prefeitos do estado, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e é resultado da mobilização da sociedade civil e de municípios que já vêm promovendo cadeias produtivas sustentáveis.

Leia também:
Temperatura cai bruscamente em Cuiabá e chega mínima de 14°C com chuva
Mega peça da UHE Teles Pires pode chegar à Nova Mutum nesta sexta

“O ato marcou a transformação de uma mobilização de organizações não governamentais e representativas de classe, consórcios intermunicipais, órgãos estaduais e federais, numa política pública”, informa o ICV.

Um comitê gestor foi definido com objetivo de fomentar e acompanhar as ações do PMS, além de, principalmente nesta etapa inicial, formatar uma agenda de trabalho.

De acordo com Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do ICV, desde 2011, antes da oficialização do Programa, muitas ações já vinham sendo aplicadas, como oficinas, seminários, intercâmbios e encontros que pudessem apontar e definir as etapas para essa efetivação.

“Essa é uma conquista importante para todos os envolvidos, especialmente os municípios que já vêm desenvolvendo ações como regularização das propriedades rurais, a recuperação de áreas degradadas, o estímulo a cadeias produtivas locais sustentáveis, a descentralização da gestão ambiental, entre muitas outras. Agora, temos a oportunidade de enfrentar esses desafios e compartilhar as oportunidades com outros municípios”, disse Irene durante a cerimônia de lançamento do PMS.

O Comitê Gestor do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis é formado por: Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf); Consórcios Intermunicipais Vale do Juruena, Vale do Teles Pires, Portal da Amazônia, Norte Araguaia, Vale do Arinos, Alto Teles Pires, Araguaia, Médio Araguaia; Assembleia Legislativa; Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Embrapa Agrossilvipatoril; Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri); Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); Rotary Internacional; Plataforma Experimental para Gestão Sustentável dos Territórios Rurais Da Amazônia Legal (Petra/Cpp); Fundo Vale; Instituto Centro de Vida (ICV); The Nature Conservancy (TNC); Instituto Socioambiental (ISA); Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Imprimir