Imprimir

Notícias / Geral

Tratores que trafegarem por estradas vicinais, estaduais e federais terão de fazer emplacamento

De Brasília - Vinícius Tavares

Todos os tratores e máquinas agrícolas terão de fazer registro e emplacamento para trafegarem em vias públicas, o que envolve estradas vicinais, rodovias estaduais e públicas. O anúncio foi feito pela presidente Dillma Rousseff nesta segunda-feira (26) durante o lançamento do Plano Safra 2014/2015, em Brasília. Dilma vai assinar a Medida Provisória ainda hoje.

A decisão da presidente pega de suspresa o setor rural já que na semana passada havia sido anunciada a suspensão da obrogatoriedade de emplacamento. De acordo com a presidente, no entanto, a MP atinge toda a agricultura brasileira, “do pequeno ao grande produtor” e vai simplificar o processo de emplacamento.

Leia também
Governo vai editar MP que suspende emplacamento de tratores e máquinas agrícolas, diz Geller
Maggi classifica de achaque obrigatoriedade de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas

“Com essa medida vamos simplificar o processo de emplacamento. O licenciamento só será feito uma única vez para a toda a vida útil da máquina. E será exigido para trafegar por vias públicas”, declarou.

A carteira de motorista a ser exigida será a mesma utilizada pelos demais motoristas.

“Antes a carteira exigida era mais complexa. Agora exigimos o mesmo tipo de carteira padrão tipo B para dirigir em via públicas”, frisou.

Na avaliação da presidente, essa é uma medida que a o mesmo tempo diminui a burocracia, mas leva em conta a segurança das pessoas que trafegam em vias públicas.

“Estou falando para quem trafega em estradas vicinais, BRs e rodovias estaduais. É para garantir a segurança de seus agricultores e de suas famílias. Porque eles não vivem só em cima de tratores, mas usam veículos como todos nós”, finalizou.
Imprimir