Imprimir

Notícias / Geral

Índios sobem em marquise do Congresso em protesto pelas demarcações de terras

De Brasília - Vinícius Tavares

Centenas de índios invadiram na tarde desta terça-feira (27.5) a marquise do prédio do Congresso Nacional. A ocupação iniciou por volta das 15h (horário de Brasília) e durou cerca de 20 minutos. Eles utilizaram um acesso lateral ao Congresso que é protegido apenas por cavaletes.
 
O grupo realizava um protesto pacífico ao longo da Esplanada dos Ministérios e aproveitou o descuido da segurança legislativa para subir ao prédio.

Leia também
Jaime classifica política indigenista de "nefasta" e acusa governo de ser irresponsável com índios
Jaime "convida" presidente do Incra a “conhecer de perto” questão fundiária em MT e amenizar a crise

Eles protestam contra a demora nos processos para demarcação de terras indígenas e criticam o governo federal por não honrar compromissos assumidos com estas comunidades.

A Polícia Militar não esboçou reação e até orientou os manifestantes a subir na marquise e assim, evitar a queda de alguns. 

Acompanhados de militantes brancos usando indumentárias tribais, os indígenas tocaram tambores e entoaram cânticos tradicionais.

A ação ocorre um dia antes da audiência pública em que os ministros da Secretaria Geral de Governo, Gilberto Carvalho, e da Justiça, José eduardo Cardozo, deverão prestar esclarecimentos na Câmara federla sobre as mortes de produtores rurais em conflito com índios no Rio Grande do Sul e na Bahia. 

Após a ação, eles sairam pacificamente em caminhada em direção à Esplanada dos Ministérios, como se nada houvesse acontecido. 

Atualizada às 14h30
Imprimir