Imprimir

Notícias / Geral

Austrália volta a exportar bovinos e ovinos vivos para o Irã

Agência Estado

  A Austrália vai retomar as exportações de bovinos e ovinos vivos para o Irã após 30 anos, informou nesta quarta-feira o ministro da Agricultura do país, Barnaby Joyce. O objetivo é devolver competitividade a um setor que movimenta 930 milhões de dólares australianos (US$ 860 milhões) anualmente e que tem sofrido impacto de receios quanto ao bem estar dos animais.

'Nós aprovamos os protocolos de saúde (animal). É uma grande notícia para nossos pecuaristas e dá sinal verde para que nossa indústria exporte animais para o Irã', afirmou Joyce, lembrando que a interrupção dos embarques há 30 anos deveu-se a diferenças políticas entre os dois países.

Para o ministro, 1,3 milhão de ovinos podem ser exportados por ano para o Irã, país que no passado foi o principal comprador australiano. O Bahrein pode adquirir outros 400 mil ovinos por ano, projetou Joyce.

A retomada das vendas para o Irã ocorre em um momento de firme demanda do Oriente Médio por proteínas. Em março, a Austrália já havia voltado a negociar com Egito e Bahrein também após aprovar medidas que visam à saúde animal. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir