Imprimir

Notícias / Política

"Ongs internacionais operam questão indígena. Só não enxerga quem não quer ver", dispara Dorner

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado federal Roberto Dorner (PSD-MT) fez um desabafo durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara nesta quarta-feira (28) a despeito das questões indígenas no país.

Primeiramente o parlamentar criticou a ausência dos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, que haviam sido convocados para prestar esclarecimentos sobre o aumento da violência no campo.

Leia também
Ministros Carvalho e Cardozo adiam depoimento na Câmara após manifestações indígenas em Brasília
Crime de abigeato pode ter pena aumentada para até oito anos de prisão no Código Penal

Dorner criticou ainda a omissão do governo neste tema e lamentou a invasão do terraço do Congresso Nacional e do Ministério da Justiça na tarde de terça. Segundo ele, existem interesses externos que direcionam as mobilizações para prejudicar o setor produtivo rural.

“Recentemente índios mataram dois colonos no Rio Grande do Sul e ninguém foi responsabilizado. Se um índio fosse morto a coisa seria diferente. Existem organizações, ongs internacionais que operam diretamente esta questão indígena no Brasil. Só não vê quem não quer”, afirmou.

Na avaliação do deputado mato-grossense, Câmara e Senado devem fazer leis mais rígidas para evitar a desordem e a insegurança jurídica.

“Sou parlamentar novo. Temos que pegar o jeito de fazer leis que amparem os nossos índios e os trabalhadores também”, salientou.
Imprimir