Imprimir

Notícias / Pecuária

Termina nesta semana a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Da Redação - Vanessa Alves

Termina nesta semana, em todo o país, a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos. Os pecuaristas devem comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) sobre a imunização do rebanho entre idade de até 24 meses. A meta para Mato Grosso é de 12,5 milhões de animais vacinados.

Leia também 
Suinocultores de MT visitam a China em busca de novos negócios e tecnologia
Crime de abigeato pode ter pena aumentada para até oito anos de prisão no Código Penal

A segunda etapa da campanha começa no mês de novembro. A campanha tem como objetivo no principal realizar manutenção da zona livre de febre aftosa perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMS). A vacinação é realizada na tabua do pescoço do animal. A vacinação é responsabilidade do criador.

O pecuarista que não vacinar ou deixar de informar ao Indea, poderá pagar multa de R$ 240,14 por cabeça do gado. Além de ser impedido de transportar os animais para qualquer localidade.

A doença


A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que afeta animais biungulados ( que possuem duas unhas nas patas), como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos entre outros. Caracterizaram-se com feridas na boca, entre as unhas, nas tetas, no úbere e nos prepúcios dos touros, podendo levar a morte, principalmente filhotes.

É transmitida através do leite, da carne e da saliva do animal afetado. Mas também é transmitido pela água, ar, objetos e ambiente contaminados.

Imprimir