Imprimir

Notícias / Agricultura

Área destinada ao cultivo de algodão é maior que o esperado e supera em 40% safra anterior

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A área destinada ao cultivo de algodão em Mato Grosso na safra 2013/2014 teve suas estimativas revisadas para cima e deverá ser 40% maior que o registrado na safra anterior, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No levantamento anterior estimava-se um incremento 5% menor. Com os novos dados, a previsão é de aproximadamente 635 mil hectares produzindo pluma no Estado este ano.

Leia também:
Código Florestal é destaque durante a 28ª Expoalta
Quatro novas cultivares de algodão serão apresentadas em dia de campo no próximo fim de semana

Segundo explica o Imea, este alto incremento é resultado de recuperação de áreas, uma vez que na safra passada, pelas conjunturas de mercado, muitos produtores optaram por outras culturas.

“Importante salientar que a área destinada à fibra no Estado registrou incremento também devido aos preços com maior suporte que o algodão registrava ante o milho no período de semeadura, aumentando a preferência dos produtores pela fibra, já que as duas culturas competem em área no período de segunda safra”, acrescento o Imea, em seu boletim.

No que diz respeito à divisão entre as safras, a proporção é semelhante ao ocorrido na temporada anterior, cerca de 30% algodão primeira safra e 70% segunda.
Imprimir