Imprimir

Notícias / Agronegócio

Brasileiros marcam presença na 10ª Conferência Mundial de Negócios em Aquicultura, organizada pela Nutreco

Attuale Comunicação

 A 10ª edição do AquaVision – Conferência Mundial de Negócios em Aquicultura, acontece entre os dias 16 e 18 de junho, em Stavanger, na Noruega, localizada na região litorânea, a 455 km da capital Oslo. Promovido pela Nutreco, com marca Skretting, líder mundial na produção e fornecimento de alimentos para peixes e camarão, o evento vai reunir 450 líders do setor, de 35 países, entre eles o Brasil. A convite da Nutreco Brasil, um grupo composto por sete pessoas embarca no próximo sábado rumo à Noruega.

Realizado a cada dois anos, o evento atrai empresas renomadas, líderes da indústria e especialistas com o olhar visionário da aquicultura. E é nesse clima que o engenheiro agrônomo e gerente comercial de aquicultura da Nutreco no Brasil, Antonio Kluppel espera aproveitar ao máximo cada minuto da Conferência e trazer na bagagem informações que possa aplicar no dia a dia, em solo brasileiro. “É uma conferência organizada para fornecer uma plataforma de discussões em nível estratégico sobre questões atuais e futuras ligadas a aquicultura frente aos desafios ambientais cada vez mais influentes na cadeia de produção de proteína animal”, enfatiza o Gerente.

Também estarão presentes na Conferência, o biólogo e gerente geral de Aquicultura da Nutreco Brasil, Marcelo Toledo, o produtor e distribuidor Adalton Batista Amaral, da Nutrial, e, os produtores Alberto Massanori Nomura, da Fazenda Fonte, Carlos Alberto Lemos Filho, da Mirante Pescados, Ricardo Araújo Silva, diretor administrativo da Compescal e Rômulo Parente, da Profarm.

Além da participação das palestras e toda programação oficial do evento, os brasileiros farão uma visita a uma produção de salmão e ao Centro de Pesquisa da Skretting ARC, em Stavanger.

Sobre os participantes

Nomura é proprietário da Fazenda Fonte, em Terenos (MS), onde produz tambacu e pintado da Amazônia há sete anos. “Estamos implantado um projeto em Aparecida do Taboado (MS) para produzir duas mil toneladas de tilápia por ano, que se chamará AquaBR. E, participar dessa Conferência, só vem a somar e acrescentar conhecimentos para aplicar em nossos projetos”, disse.

Já Ricardo Araújo é diretor administrativo da CELM, umas das maiores produtoras de camarão do País com fazenda localizada em Aracati (CE), com área de 600 ha. O grupo possui também unidade de beneficiamento e larvicultura.

Com 25 ha de viveiros, Adalton Batista Amaral, é produtor e também distribuidor dos produtos da Nutreco Brasil, na região de Aracati e Jaguaruana (CE), onde o cultivo de camarão mais cresce no Brasil.

Rômulo Parente é diretor da Profarm, que representa equipamentos e medicamentos para piscicultura. Também é produtor de alevinos juvenil vacinados no estado do Ceará, no Açude do Castanhão.

Beto Lemos é piscicultor no Açude do Castanhão (CE) e produz tilápias em tanque-rede, sendo referência na técnica em todo o Estado.

Palestrantes

Na grade de palestras desse ano está Bob Geldof, um dos palestrantes mais conceituados do mundo corporativo. Autor e Político Ativista, ele vai abordar como a aquicultura pode contribuir de forma sustentável para alimentar a crescente população do planeta. Outro destaque para essa edição do AquaVision é o professor Jorgen Randers, uma das autoridades mais respeitadas do mundo sobre a estratégia climática.

Também estarão presentes James L. Anderson, conselheiro da Oceans, Pesca e Aquicultura. Líder, Programa Global de Pesca e Aquicultura (PROFISH), Banco Mundial, de Washington, DC, nos Estados Unidos; Lowri Ewans, diretora geral da DG Assuntos Marítimos e Pescas; Jörgen Randers, professor de estratégia climática da Escola de Negócios da Noruega; Philippa Jones, diretora administrativa da China Policy, empresa de pesquisa e consultoria com sede em Pequim; Fred Formanek, sócio-diretor da Advance África e diretor da Advanced Oportunidades Sustentáveis; Harald Serck-Hanssen, vice-presidente executivo do Grupo DNB Bank ASA; Jose Villalon, diretor de Sustentabilidade Empresarial da Nutreco; Stéphane Garelli, Professor na IMD e Universidade de Lusanne; David Robertson, professor de Inovação e Desenvolvimento de Produtos na Wharton School e autor de Brick by Brick; Trond Williksen, CEO do Grupo AKVA; Drew Cherry, diretor editorial da Intrafish Media; Arne Hjeltnes, CEO da CREUNA; Dr. Alex Obach, diretor da Skretting ARC; Steven Rafferty , diretor da Skretting e membro do Comitê Executivo da Nutreco; Knut Nesse, CEO da Nutreco.

Histórico

A primeira edição da Conferência ocorreu em 1996 e, desde então, o AquaVision desenvolveu-se como um ponto de encontro principal para os tomadores de decisão na aquicultura moderna em todo o mundo. O evento define a direção para o desenvolvimento futuro na piscicultura e outros tipos de aquicultura.

No AquaVision 2012, o principal momento foi a palestra do membro executivo da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, que abordou o tema “Como a aquicultura pode contribuir para alimentação de 9 bilhões de pessoas em 2050?”.

Organizadores

Skretting, pertencente ao grupo Nutreco, é líder mundial na produção e fornecimento de alimentos para peixes e camarão. A produção total anual de rações de alta qualidade é de aproximadamente 1,7 milhões de toneladas. Skretting tem empresas que operam nos cinco continentes para produzir e entregar alimentos para 60 espécies de peixes e camarão.

A Nutreco é uma das líderes globais em nutrição animal e rações para peixe. Suas avançadas soluções de produtos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro. Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cultura da Nutreco desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos aporta à Nutreco uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro.

Com foco em ciência e tecnologia, a Nutreco possui 10 centros de pesquisa, localizados em países como: Holanda, Noruega, Espanha, Canadá, China, entre outros. Presente em 30 países, com vendas em 80 países, a Nutreco emprega cerca de 10.000 pessoas.

Sobre Stavanger

O município norueguês, historicamente é uma cidade pesqueira e industrial, uma vez que a partir da década de 1970 tornou-se a capital do petróleo e as atividades relacionadas à extração, tornou-se o principal setor econômico da cidade. Graças ao extrativismo mineral, Stavanger é a cidade com menor índice de desemprego em toda a Europa e sede do Museu Norueguês do Petróleo.

Sobre a Nutreco

A Nutreco é uma das líderes globais em nutri­ção animal e rações para peixe. Suas avançadas soluções de pro­dutos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro. Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cul­tura da Nutreco desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos aporta à Nutreco uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro.

Com foco em ciência e tecnologia, a Nutreco possui 10 centros de pesquisa, localizados em países como Holanda, Noruega, Espanha, Canadá, China, entre outros. Presente em 30 países, com vendas em 80 países, a Nutreco emprega cerca de 10.000 pessoas.

No Brasil, a Nutreco iniciou suas ativi­dades ao adquirir duas empresas ho­landesas com operações no país: a Selko em 2002 e a Sloten em 2005. Em 2009, a Nutreco adquiriu 51% das ações da Fri-Ribe, uma das principais produtoras de ra­ção completa do Brasil, criando a joint venture Nutreco Fri-Ribe. Após dois anos de forte de­senvolvimento e cooperação, em março de 2012 a Nutreco assumiu o controle total da empresa, hoje conhecida como NUTRECO BRASIL NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA. Em abril de 2012, con­solidando sua posição de destaque no mercado brasileiro de nutrição animal, a Nutreco Brasil adquiriu a brasileira Bellman Nutrição Animal, especializada em suplementos minerais de alta tecnologia para ruminantes.

A Nutreco Brasil produz alimentos para várias espécies de animais como camarões, peixes, bovinos de corte e de leite, equinos, aves, suínos, ovinos e cães, entre outros. Atualmente, a companhia conta com sete fábricas estrategicamente localizadas em seis estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Piauí.
Imprimir