Imprimir

Notícias / Agronegócio

Embrapa Tabuleiros Costeiros celebra 39 anos de pesquisas no Nordeste

Núcleo de Comunicação Organizacional Embrapa Tabuleiros Costeiros

 Assim teve início a semana de 9 a 13 de junho na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), numa cerimônia na tarde da segunda-feira com autoridades, instituições parceiras, colaboradores e produtores.

O evento teve início com a assinatura de contratos para cooperação em diversas frentes: agrícola, científica e social. Em nome da Embrapa, assinaram os instrumentos o chefe-geral da Unidade, Manoel Moacir Macedo, e o diretor-executivo de pesquisa da Embrapa, Ladislau Martin Neto, que veio à capital sergipana especialmente para a ocasião.

Parcerias

Com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), vinculado à Universidade Tiradentes, uma das maiores do Nordeste, foi assinado um contrato com objetivo de aprofundar o conhecimento técnico-científico, por meio de redes de pesquisa e cooperação científica. Em nome da instituição, assinou a pesquisadora Francine Padilha.

O setor produtivo foi prestigiado por meio da empresa multinacional Aurantiaca, que investe cerca de R$ 100 milhões na produção de coco no litoral norte da Bahia. O termo assinado prevê a realização de estudos e pesquisas em parceria com a empresa com foco na revitalização da cultura do coqueiro na região e no Brasil, uma das mais importantes para o Nordeste e que tem na Embrapa Tabuleiros Costeiros o corpo de pesquisadores mais qualificados do país. O diretor Fernando Florence assinou em nome da parceira.

A esfera de responsabilidade social foi contemplada com a assinatura de um contrato com o Conselho da Comunidade de Execução Penal (CCEP) para participação no programa de ressocialização de apenados do sistema prisional ‘Começar de Novo’, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Amparados pelo instrumento, trabalharão na Unidade, inicialmente, cinco egressos da Justiça Criminal de Sergipe.

Para Manoel Moacir, a assinatura dos termos reforça o compromisso da Unidade em produzir resultados relevantes para todos os segmentos da sociedade. “Celebramos hoje parcerias importantíssimas com o setor produtivo do coco, cultura de extrema relevância, com uma das maiores e mais bem avaliadas universidades do Nordeste, e por último, a que mais me toca como gestor e como ser humano, com o CCEP para buscar a reintegração efetiva de trabalhadores que já cumpriram suas penas e sofrem com a exclusão e o preconceito”, declarou, visivelmente emocionado.

O presidente do CCEP, José Raimundo de Souza, afirmou que a iniciativa da Embrapa é louvável, numa sociedade que não possui a cultura da reinclusão de ex-presidiários. “É um gesto de grande humanidade e um trabalho de extrema importância. Em Campo Grande, onde a Embrapa Gado de Corte já tem participado do programa, o índice de reincidência é de no máximo 8%, quando a média nacional é de 80%”, destacou.

Os 39 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros e sua história de dedicação à pesquisa agropecuária mereceram destaque nos pronunciamentos de personalidades presentes, como o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchoa, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos e o secretário de Estado da Agricultura, Francisco Dantas.

Desafios

Para encerrar o evento, Ladislau Martin Neto realizou a palestra ‘A Embrapa e os desafios da pesquisa agropecuária no Brasil’. O diretor parabenizou a Unidade pelos seus 39 anos e elogiou as iniciativas de parcerias. “As parcerias são fundamentais para o sucesso da pesquisa”, ressaltou.

Em sua apresentação, Martin traçou um panorama da agricultura mundial tendo o Brasil como protagonista, graças aos avanços tecnológicos das últimas décadas, resultado do trabalho e esforço da Embrapa e seus parceiros. Mereceram destaque em sua fala os avanços do país na esfera ambiental, com redução significativa do desmatamento e emissão de gases, além da redução do custo dos alimentos pelo aumento da produção e da oferta. “Hoje somos uma potência agrícola, energética e ambiental”, ressaltou.

Para Ladislau, o avanço do país na agricultura gera novos grandes desafios à nossa competividade global, como o aprimoramento tecnológico do campo, aumento dos investimentos públicos e privados em pesquisa, antecipação e prevenção de doenças animais e quarentenárias, cooperação internacional – especialmente com a África, inovação aberta e, mais importante, a busca constante por soluções que tenham foco na sustentabilidade.

Programação

As atividades relativas ao aniversário da Embrapa Tabuleiros Costeiros seguem durante toda a semana. Na tarde desta terça (10), o chefe-geral, Manoel Moacir Macêdo, e o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, assinam contrato de comodato para cessão de 3 hectares da área da Sede da Unidade para ser integrada ao Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.

O contrato prevê que a área deve contemplar atividades de pesquisa, vitrines técnicas, amostras de cenários estudados, educação ambiental e desenvolvimento tecnológico, promovendo a proteção ambiental, a divulgação científica e o aprimoramento institucional. O ato acontece às 15h na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, avenida Beira Mar, 3250, Jardins, Aracaju.

Na quarta e sexta-feira a programação terá foco no público interno, com comemorações voltadas para os empregados, aposentados, estagiários, bolsistas e terceirizados.
Imprimir