Imprimir

Notícias / Agronegócio

Seminário, em julho, vai discutir o manejo integrado para uma pecuária rentável na serra catarinense

Embrapa Pecuária Sul

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, Associação Rural de Lages, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e a Embrapa Pecuária Sul irão promover em julho (16) o 2º Seminário de Pecuária da Serra Catarinense.

O foco do evento será discutir o manejo integrado em busca de uma pecuária mais rentável, oferecendo palestras técnicas. Outro objetivo é discutir temas de relevância para pecuária regional nos dias de hoje, buscando promover o desenvolvimento sustentável e maior renda aos pecuaristas dos Campos de Cima da Serra. Como, por exemplo, como otimizar o potencial produtivo das pastagens naturais, e o manejo adequado de pastagens cultivadas de alto potencial produtivo e da integração lavoura- pecuária.

Na primeira edição do Seminário, realizada no ano passado, mais de 700 produtores e estudantes de graduação e pós-graduação das ciências rurais participaram do encontro, realizado em São Joaquim-SC. Para este ano, já estão confirmadas as presenças do governador do estado de Santa Catarina e do presidente da Epagri e seus diretores. As pré-inscrições para o evento já estão abertas e devem ser realizadas pelos e-mails: eel@epagri.sc.gov.br ou grl@epagri.sc.gov.br, remetendo apenas o nome, endereço, cidade e e-mail.

O destaque do Seminário será para a apresentação dos resultados parciais do projeto Rede de Propriedades Tecnológicas (Reprotec), realizado em algumas propriedades de ciclo completo de bovinos de corte, sob sistemas intensivos de produção a pasto. Uma destas propriedades está obtendo 460 kg de peso vivo/hectare/ano. Outro exemplo de sucesso é para uma propriedade de cria de bovinos de corte, que passou de uma taxa de desmame de 50% para uma média de 85% no segundo e terceiro anos de execução do projeto.

Também serão apresentados alguns resultados gerados com a organização dos produtores. Após a criação de uma aliança mercadológica com a marca “Campo das Tropas”, vêm sendo abatidos semanalmente bovinos jovens e com alto rendimento de carcaça, com a venda de carne de qualidade diretamente ao consumidor. Com a aliança, os pecuaristas conseguiram incremento de renda de 12%, em 2013, sobre os valores médios de mercado, e a venda de novilhos e novilhas ao mesmo patamar de preços.

Além disso, serão apresentadas as linhas de financiamento do Pronaf e Agricultura de Baixo Carbono Juro Zero, para que o produtor possa buscar recursos financeiros e investir em suas propriedades.

Palestras sobre manejo animal e de pastagens e ILP

Durante o seminário também serão apresentadas palestras que vão enfocar a integração lavoura-pecuária (ILP), o manejo reprodutivo do rebanho e o manejo e melhoramento de pastagens naturais e pastagens cultivadas, e de como utilizar estas diferentes tecnologias dentro das propriedades para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. O evento será gratuito e irá acontecer no parque de Exposições do Conta Dinheiro em Lages-SC.
Imprimir