Imprimir

Notícias / Agricultura

Tempo seco ajuda agricultores do RS a retomar o plantio do trigo

Globo Rural

 No Rio Grande do Sul, o tempo seco registrado esta semana tem ajudado os agricultores. Eles puderam retomar o plantio do trigo e o trabalho por lá já está atrasado.

Na propriedade de Evandro Giareton, em Carazinho, norte gaúcho, a umidade finalmente deu uma trégua e as máquinas entraram na lavoura para semear o trigo. Neste ano, o agricultor destinou 20 hectares para o plantio do cereal, mesma área de anos anteriores, e espera terminar o trabalho até o fim da semana.

Tradicionalmente o plantio do trigo no norte do Rio Grande do Sul acontece entre os dias 15 de maio e 30 de junho, mas este ano, por causa do excesso de chuva, poucas lavouras foram semeadas.

Em todo o estado, apenas 12% das lavouras foram plantadas até agora. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a cautela dos produtores foi acertada, já que a semeadura em solo encharcado pode dificultar a germinação das sementes.

"Este ano, nós teremos o El Niño, então teremos chuva excessiva no período e isso vai exigir mais tecnologia, principalmente na parte de fungicida e controle de manejo de pragas e doenças na lavoura", explica Leandro Nicolacopolus, agrônomo da Emater/RS.

A área plantada com trigo, no Rio Grande do Sul, deve crescer 9%.
Imprimir