Imprimir

Notícias / Agricultura

Após seca, produtores apostam nas culturas de inverno em São Paulo

Canal Rural

 Depois de amargar os prejuízos provocados pela pior seca das últimas décadas, os produtores do interior de São Paulo apostam alto nas culturas de inverno, principalmente pela alta do preço do trigo.

É o caso de Valdir Saudino. Em 2012 ele vendia a tonelada do trigo por R$ 600. Hoje, a mesma tonelada teve valorização de mais de 40% e é vendida por R$ 850. Motivado, ele plantou 900 hectares para esta safra, 25% mais do que no inverno passado.

– O preço do trigo está atrativo nos últimos dois anos, então os produtores estão vislumbrando este mercado agora. Tem preço e tem onde vender – diz.

A combinação entre preço bom e custo baixo causou o aumento da área plantada das culturas de inverno. Em Bragança Paulista, por exemplo, a área está 40% maior do que a safra 2012/2013.

O produtor rural Valcírio Hasckel conta que está plantando aveia onde o milho acabou de ser colhido. Para 2013/2014 ele vai plantar 150 hectares do cereal, 50 a mais do que a safra passada. Ele comenta que o mercado da região absorve quase toda a produção de aveia e triticale para a ração animal.

– Estamos com triticale por ele ser mais rústico e ter um custo mais baixo que o trigo – conta Hasckel.

Apesar do otimismo da alta, os produtores sabem que o preço pode cair nas próximas safras.

– O mercado funciona assim. A gente sabe que uma hora pode acontecer. Até lá vale a pena? Ate lá vale a pena, não tem dúvida – explica Hasckel.
Imprimir