Imprimir

Notícias / Geral

Chuva deixa comunidades rurais isoladas no oeste de SC

Globo Rural

 Em Santa Catarina, a chuva deu uma trégua e os agricultores aproveitam o momento para colocar as coisas em ordem depois dos temporais do fim de semana.

Valdemar Nunes encilha o cavalo, último animal que foi resgatar da propriedade de 3 hectares interditada pela Defesa Civil. A área fica na comunidade Faxinal do Irani, em Xanxerê, oeste de Santa Catarina.

No domingo (29), a rodovia estadual 155, que corta a propriedade, desmoronou por causa do solo encharcado pelas chuvas e por pouco não atingiu a casa da família. Oito suínos morreram soterrados e por causa do risco de novos deslizamentos, ele teve que abandonar o local.

Até o desvio ser feito, a alternativa para chegar a outros municípios da região é seguir por estradas de terra, o problema é que a chuva deixou alguns trechos intransitáveis.

Mesmo depois de alguns dias de sol e de reparos emergenciais ainda está complicado transitar. José Kintschener perdeu as contas de quantos veículos teve que rebocar com o trator.

Antônio Zianni é dono de um aviário na comunidade Manjolinho, também em Xanxerê. Pelo cronograma com a integradora, ele entregaria 25 mil aves para o frigorífico na segunda-feira (30), mas por causa da falta de acesso à propriedade, foi preciso cancelar o carregamento e ele ainda ficou um dia sem ração para alimentar os frangos.

Na granja vizinha, o prejuízo foi ainda maior. Os 2 mil suínos na engorda ficaram quatro dias sem comer à espera do caminhão de ração. Alguns animais chegaram a emagrecer sete quilos na última semana e 23 morreram. A fome era tanta, que os suínos quebraram vários coxos de tanto morder o equipamento, em busca de ração.

Como os animais que sobraram perderam peso, Osvaldir Perondi teve que adiar o abate e agora vai gastar mais ração do que planejava para entregar o lote.

As perdas nas lavouras ainda não foram contabilizadas. A prefeitura de Xanxerê estima que vai gastar R$ 10 milhões na recuperação das estradas.
Imprimir