Imprimir

Notícias / Geral

Hipismo: modalidade que pode ser praticada como esporte ou terapia

Da Redação - Vanessa Alves

Hipismo, um esporte que exige persistência, coragem e confiança no animal. Praticado em cima de um cavalo, este esporte muitas vezes é indicado para tratamentos de saúde como terapia e fisioterapias em crianças e adultos. Em Cuiabá existem várias escolas de hipismo, sendo uma delas dentro do Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro e que nesta semana participou de uma competição durante a 50ª Expoagro.

A Sociedade Hípica Cuiabana, que funciona na Parque de Exposição, ensina à crianças a partir dos dois anos de idade o hipismo como esporte e até mesmo como equoterapia. O animal é da própria instituição e o aluno paga somente mensalidade. As aulas vão de uma a duas horas e meia de treinamento ou tratamento.

Leia também
Delicadeza e beleza incomparável são características do cavalo Árabe; Animais estão expostos na 50ª Expoagro

No último final de semana, a 50ª Expoagro sediou uma competição do hipismo na arena do parque de exposição. Segundo o coordenador do evento e professor de uma das Escolas de Híspismo de Cuiabá, Caio Paes de Barros, participaram cerca de 80 atletas de três escolas de híspismo no sábado (02) e no domingo (03) de diferente categorias. Atletas entre dois e 50 anos participaram das provas e disputaram medalhas em primeiro, segundo e terceiro lugar em melhor salto e desempenho na pista.

As escolas participantes foram Tim Brother, Rancho Dourado e Sociedade Hípica Cuiabana. Yago, de 15 anos, que representava a Sociedade Hípica Cuiabana disputou a categoria juvenil e ganhou o primeiro lugar no primeiro dia de competição. Para ele, para seguir nesse esporte é preciso ter muita confiança no cavalo, persistência. O adolescente diz gostar de cavalos desde criança, mas somente com 12 anos começou a praticar o esporte e pretende seguir.

Hipismo em competição

O hipismo é praticado em olimpíadas e possui três modalidades distintas, de acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que são elas: o Dressage ou Adestramento onde o cavalo e cavaleiro devem realizar uma série de movimentos específicos, conhecidos como ‘figuras’, de diferentes graus de dificuldades.

O salto, que é a modalidade mais conhecida neste esporte, onde sua prova consiste na realização de um percurso de obstáculos em uma pista que mede entre 700 e 900 metros, a altura dos obstáculos varia entre os 0,40 e 1,65 metros, dependendo da categoria dos cavaleiros.

E o Concurso Completo de Equitação (CCE) que é uma combinação de modalidades de dressage ou adestramento, saltos e provas de fundo. As principais faltas que o atleta não pode cometer são: derrubar ou desviar de um obstáculo, recuar antes de dar um salto, ultrapassar o tempo designados pelos juízes, cair do cavalo.                                                                                                                                                                                                                Yago, 15 anos, 1º lugar da prova de Hípismo na 50ª Expoagro                                                                                                                                          (Foto: Vanessa Alves/Olhar Direto_AgroOlhar)

Imprimir