Imprimir

Notícias / Clima

Chuva em algumas cidades pode atrapalhar a colheita de milho e algodão

Da Redação - Viviane Petroli

O período de chuvas em Mato Grosso começa de fato em novembro, podendo em outubro haver pancadas isoladas. Contudo, de acordo com a meteorologia, alguns municípios devem registrar chuva rápida e isolada nesta semana, como é o caso de Sapezal com previsão para quarta-feira (13). Apesar de esporádicas, as pancadas fora de época podem retardar os trabalhos de colheita, bem como elevar a umidade da produção.

Até o dia 7 de agosto Mato Grosso havia colhido 90,3% dos 3,219 milhões de hectares destinados ao milho. O Médio-norte, por sinal, deve encerrar nesta semana os trabalhos uma vez que atingiu 98,3% de seus 1,5 milhão de hectares. Já encerraram a colheita do milho Ipiranga do Norte, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã.

Já no algodão as máquinas chegaram a 39,9% dos 645,9 mil hectares semeados na safra 2013/2014. A colheita do algodão está 18 pontos percentuais (p.p.) atrasada em relação ao ciclo passado quando nesta época estava-se em 58% da área.

Leia também
Frio e chuva atrasam colheita do algodão em 15 p.p. frente a 2013
Queda de 44,2% no preço do milho estimula alta de confinamento de bovinos

Conforme o Somar Meteorologia, para Cuiabá nesta semana não há previsão de chuvas e a mínima deverá variar entre 12ºC e 21ºC, enquanto a máxima entre 31ºC e 37ºC.

Em Rondonópolis o sol também prevalece, podendo em alguns dias aparecer com pouca variação de nuvens. A máxima fica na casa dos 36ºC e a mínima dos 21ºC.

Em Sapezal pode chover na quarta-feira (13), porém nos demais dias o sol prevalece. A máxima durante a semana pode chegar aos 38ºC e a mínima aos 22ºC.

Em Sorriso, aonde a colheita do milho ainda ocorre, também não chove e a máxima chega aos 37ºC na semana e a mínima aos 19ºC. Já em Cáceres a máxima chega aos 38ºC e a mínima aos 16ºC com predominância de sol entre nuvens.
Imprimir