Imprimir

Notícias / Geral

Muchacho de Santa Angélica tem o maior número de filhos na final do Freio

Canal Rural

 Muchacho de Santa Angélica vai completar 30 anos em novembro, mas o maior presente quem ganha é a raça crioula. O cavalo colorado tem 151 filhos, 292 netos e, apesar da idade avançada para um equino, continua produzindo. Pai do maior número de finalistas do Freio de Ouro 2014, o garanhão mostra que a funcionalidade é a sua principal herança genética. É o cavalo vivo mais pontuado no Registro de Mérito da ABCCC, com 1.282,5 pontos até o momento e o sexto animal mais pontuado da história da raça.

A genética de Muchacho de Santa Angélica tem marcado presença em diversas edições do Freio e vai ser representada por cinco filhas dele na final desde ciclo, que vai ser realizada de 28 a 31 de agosto, em Esteio (RS). Apesar de nunca ter pisado em uma pista de competição funcional, tem três filhos consagrados com Freio de Ouro: Candidato Simpatia (2002), Ganadero da Harmonia (2006) e Alcalina 441 Maufer (2010) - a atual recordista de média funcional de toda a história da prova.

- Quando estava em preparo para o Freio teve um problema na mão e não pode competir - diz o criador Maneca Costa.

Os proprietários da cabanha Santa Angélica, de Pedras Altas (RS), foram os responsáveis pelo nascimento e a criação de Muchacho. Maneca Costa conta que foi buscar no Chile os produtos da experiência de mais de 100 anos de seleção genética dos criadores de lá. Comprou e trouxe para o criatório gaúcho o garanhão Santa Elba Señuelo e fêmea La Amanecida Muchachita. De um cruzamento bem planejado que visava funcionalidade, nasceu Muchacho de Santa Angélica.

- Tu não faz nenhum acasalamento sem dar prioridade ao conjunto genético. Quando se comprou o pai e a mãe já se tinha ideia do conjunto genético, com uma funcionalidade bem forte que a gente viu na participação deles em provas lá no Chile - conta Maneca.

Os primeiros filhos de Muchacho já demonstraram o potencial do padreador que se tornou uma estrela. Atraída pelos atributos do garanhão, a Cabanha Maufer o adquiriu em 2001. O colorado foi então transformado no principal reprodutor funcional do criatório, um lugar que ocupa até hoje, mesmo com as limitações da idade.

- Ele contribuiu muito para que a Maufer se tornasse tricampeã do ranking funcional da raça. E ele ainda produz, mas em quantidade bem pequena devido à condição física debilitada dele - comenta Fernando Weiand, da Cabanha Maufer.

Para um cavalo "idoso", Muchacho vai muito bem. É capaz de emprenhar de 10 a 15 éguas por temporada. É bem verdade que um cavalo em plena fase se reprodução chega a emprenhar 70 fêmeas, mas levando em consideração mais de três décadas de vida e quase 450 descendentes, só nos resta aplaudir esse gigante e o seu legado.

As filhas de Muchacho de Santa Angélica na final do Freio 2014

Natividade Setembrina
Cabanha Sossego, São João da Aliança (GO)
Ginete: Daniel Teixeira
Nota final: 20,239
Classificatória: Bocal de Ouro

ZR Brisa
Agropecuária Estrela do Sul Ltda.
Ginete: Daniel Teixeira
Nota final: 19,743
Classificatória: Montevidéu

Curandeira 711 Maufer
Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul/RS
Ginete: Nei Eduardo Rodrigues Lima
Nota final: 19,737
Classificatória: Vacaria

HF Liberdade
Fazenda Capão da Lagoa, Glorinha (RS)
Ginete: Antonieto Rosa
Nota final: 19,068Classificatória Aberta: Esteio

Catanduva Ostia
Fazenda Paraíso, Balsa Nova (PR)
Ginete: Luiz Fernando Rodrigues de Rodrigues
Nota final: 18,379
Classificatória: Araranguá
Imprimir