Imprimir

Notícias / Política

Aprovados em concurso para fiscal federais agropecuário reivindicam contratação no Mapa

De Brasília – Vinícius Tavares

Integrantes da Comissão Nacional dos Candidatos Excedentes do Cargo de Fiscal Federal Agropecuário do Concurso MAPA/2014 exigem dos ministérios da Agricultura e do Planejamento o aproveitamento dos aprovados no certame realizado em maio deste ano.

O grupo reuniu-se há duas semanas, em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Gerardo Fontelles, para pedir providências e alertar sobre os riscos da falta de fiscais agropecuários.

Leia também
Moradores de Novo Mundo bloqueiam MT-419 em busca de segurança
Fiscais agropecuários de MT entram em estado de greve

Segundo o grupo, documentos oriundos do Departamento de Recursos Humanos do Mapa atestam a existência de 2.169 vagas, com o alerta de que 4.413 servidores (aproximadamente 45% do quadro) estão recebendo abono de permanência, ou seja, já completaram o tempo exigido pela legislação e podem se aposentar a qualquer momento.

De acordo com o deputado federal Valtenir Pereira (PROS), que participou do encontro, os 3.644 cargos existentes para Fiscal Federal Agropecuário, cerca de 885 estão vagos e podem ser preenchidos imediatamente pelos aprovados no último concurso.

“Não se justifica perder essa janela de oportunidade. O Ministério da Agricultura não precisa fazer um novo concurso. Basta prover essas vagas com os candidatos já aprovados. Fazer um novo concurso é jogar dinheiro fora e não atende ao interesse público. A falta de fiscais federais poderá trazer enormes prejuízos ao setor agropecuário e à saúde da população. O Brasil poderá ter questionamentos sobre a qualidade dos produtos que exporta, inclusive com fechamento de mercados importadores,” enfatizou o deputado.

O secretário-executivo ponderou que a limitação de chamamento de candidatos obedece a critérios estabelecidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e está condicionado, segundo o secretário, à disponibilidade orçamentária. De acordo com a assessoria do deputado Valtenir, Fontelles compromete-se a solicitar ao ministro Neri Gellerpara que interceda junto ao Planejamento defendendo a necessidade de prover integralmente os cargos vagos. 
Imprimir