Imprimir

Notícias / Geral

Deputado faz apelo à Defesa Civil Nacional para socorrer municípios atingidos pelas chuvas

De Brasília – Vinícius Tavares

Mais de 50 municípios em Mato Grosso que tiveram decretado estado de emergência em decorrência das chuvas do início do ano ainda esperam que os projetos apresentados pelas prefeituras ao governo federal para reconstrução das cidades sejam aprovados e os recursos liberados.

Em março deste ano o deputado federal Valtenir Pereira (PROS) chegou a montar uma Força Tarefa com prefeitos para reunir toda a documentação necessária à abertura dos processos na Defesa Civil. No entanto, a falta de pessoal e a burocracia tornam o trabalho de análise demorado.

Na última semana, o deputado subiu à tribuna da Câmara para fazer um apelo ao governo federal no sentido de socorrer as populações atingidas.

Leia também
Valtenir monta Força-Tarefa com prefeitos para liberar recursos da Defesa Civil a atingidos por chuvas
Comissão quer convocar ministro a explicar demora em decretos de emergência a municípios atingidos

“Estamos tratando com a Defesa Civil Nacional dentro do Ministério da Integração Nacional, junto com o ministro Francisco Teixeira para que os técnicos e engenheiros da defesa civi possam analisar o mais rápido possível os planos de trabalho para que a gente possa fazer as obras de rompimento de aterro, colocando bueiro, pontos de concreto”, afirmou.

Segundo ele, Mato grosso é um estado agrícola, que tem 903 mil km² quadrados d extensão e que sofre grande influência da Amazônia.

“Então chove praticamente dois terços do ano, de oito a nove meses. É chuva direto. Por isso estamos fazendo esta articulação para que o governo analise o mais rápido estes projetos”, frisou. 
Imprimir