Imprimir

Notícias / Agricultura

Girassol e rosa do deserto podem ser cultivadas no Cerrado e trazer renda; Confira

Da Redação

Cerrado, um bioma brasileiro conhecido pelo seu clima predominante tropical e de ar seco, onde na primavera e no verão a temperatura pode chegar até 40°C. Esse bioma comparado a savana, exibe um cenário exuberante, com plantas exóticas e diferenciadas. Algumas flores típicas desse bioma apresentam uma beleza rara que podem ter um ótimo rendimento e gerar lucros e com muitas facilidades no cultivo. Conheça algumas espécies.

Leia também
Normativa sobre refúgio deve ser publicada até dia 10 de outubro  
Sem chuva, safra 14/15 de soja é lançada em MT com 0,3% da área já semeada









Girassol


Considerado a 4ª oleaginosa mais plantada no mundo, corresponde a 13% de todo o óleo vegetal produzido. As áreas cultivadas no Brasil passam de 82 mil hectares. Mesmo sendo muito cultivada no Brasil, ainda há uma necessidade de importação do óleo de girassol de países vizinho, principalmente da Argentina.

Cultivado em climas tropicas e subtropicais, o girassol é muito conhecida por suas sementes que podem servir como alimento para pássaros e roedores domésticos. A planta apresenta uma tolerância grande à seca, se adapta a diferentes climas.

O óleo de girassol possui uma importância muito grande para a saúde humana, são ricos em gordura saturados necessários para a qualidade nutricional. A época de plantio é entre janeiro e fevereiro, pois a safrinha deve ser duradoura desde que atenda a necessidade de água.



































Rosa do Deserto


Uma das mais belas flores do mundo. Original da África são muitos procurados para serem cultivadas no Brasil. Suas cores são variadas com tons brancos ao vinho escuro.

Para o cultivo da Rosa do Deserto são necessários alguns cuidados, como o excesso de água, a irrigação deve ser moderada, pois pode causar apodrecimento das raízes. Adubação deve ser com fertilizantes orgânicos e é recomendado que não sejam colocados diretamente na raiz.

O indicado para o plantio deve ser cultivado em vasos ou bacias de cerâmicas com excelente drenagem. Suas raízes são altamente tóxicas, por isso deve sempre ser utilizadas luvas no manejo da planta. Cada planta é encontrada no mercado nacional em média a partir de R$ 20, dependendo do tamanho da planta.





Chuveirinho


Outra flor típica do Cerrado surge em diferentes lugares, na vegetação rasteira, na plantas herbáceas, nos arbustos e nas árvores. São flores inflorescentes de cores pequenas e brancas, com aparecia de arranjos de flores. Sua existência já considera em extinção no Cerrado e,por isso são comercializadas fora do bioma como autenticas ‘flores do Cerrado.’

São utilizados em trabalhos de artesanatos. Seu cultivo movimenta a economia com coleta para confecção de arranjos, feitos com a planta seca no fim do inverno, são produzidos para exportação.



































Canela-de-Ema


Uma planta rara e curiosa. Além de serem utilizadas em artesanatos com arranjos de flores, também são usadas como ervas medicinais, sua raiz são usados para fabricação de chás contra o reumatismo e dores na coluna serviçal em alguns estados brasileiros.

O caule da planta também serva como lenha e na fabricação de pincéis quando abatido. Sua flor possui uma beleza única com tons de violeta, lilás e brancos e podem ser comestíveis.

Imprimir