Imprimir

Notícias / Economia

Vídeo-game e jogos chegam a ter 72% de impostos embutidos em seus preços

Da Redação - Viviane Petroli

 Os jogos de vídeo-game e consoles (no caso o Playstation) chegam a ter 72% de impostos embutidos em seus preços neste Dia das Crianças. A menor incidência de tributos é verificada em livros com apenas 15,52%. A informação é do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) em pesquisa de tributação realização nos itens mais procurados nesta ocasião do ano.

Segundo o IBPT, um simples picolé conta com 37,98% de tributos em seu preço a ser revertido para os cofres federais, estaduais e municipais. O mesmo percentual é visto no sorvete.

Leia também
Dia das Crianças deve ter alta de 10% nas vendas; Bonecos do Frozen estão em falta Veja fotos

“O legislador deve destinar alíquotas mais altas para os produtos de menos importância ao cidadão. Da mesma forma, a incidência de tributos é menor em produtos considerados mais necessários e essenciais, como aqueles que compõem a cesta básica”, explica presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

Os tênis importados, aponta o IBPT, possuem nesta terceira melhor data para vendas 58,59% de impostos embutidos em seus preços e os patins 52,78%. Um tênis nacional têm apenas 44% e um aparelho de celular 33,08%. As roupas 34,67%, DVDs 44,20%, bicho de pelúcia 29,92%, brinquedos 39,70% e boné 35,06%. Uma bola de futebol possui 46,49% de impostos em seu preço, enquanto um aparelho de MP3 ou iPod 49,45%.
Imprimir