Imprimir

Notícias / Agricultura

Plantio da soja no Mato Grosso do Sul é interrompido pela falta de chuva

Da Redação - Viviane Petroli

 O Mato Grosso do Sul interrompeu o plantio da soja 2014/2015 em decorrência a falta de chuva. A região Norte do Estado é a mais castigada pelo clima seco, onde estão localizadas os principais municípios produtores como Coxim e São Gabriel do Oeste.

As informações são da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Conforme dados da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), até a semana passada o plantio da soja havia atingido 4% da área prevista para a safra 2014/2015 da soja, o equivalente a 92 mil hectares.

O gestor técnico do Sistema Famasul, Lucas Galvan, comenta que a pausa decorrente a estiagem não compromete a qualidade da produção.

Leia também
Falta de chuva na soja prejudica janela ideal de plantio do milho e algodão

O caso vivenciado no Mato Grosso do Sul é semelhante ao de Mato Grosso, contudo ainda não há informações de que os produtores mato-grossenses tomaram a mesma atitude e pararam as máquinas. Em Mato Grosso, por exemplo, como o Agro Olhar já comentou, há previsão de que as chuvas se normalizar a partir do dia 20 de outubro.

Safra 2014/2015

De acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), o Mato Grosso do Sul deverá colher entre 15,037 milhões e 15,332 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015. A soja deverá corresponder entre 6,339 milhões e 6,651 milhões de toneladas.
Imprimir