Imprimir

Notícias / Geral

Ano de 2013 será muito promissor para ovinocaprinocultura

Seagri

 O ano de 2013 poderá ser muito promissor para a ovinocaprinocultura da Bahia. Para que isso aconteça, uma missão composta por 21 membros, representantes do governo da Bahia através das secretarias de Agricultura (Seagri/Adab), de Desenvolvimento Regional (Sedir/Car) e do Sebrae, e por empresários do setor privado dos setores da ovinocaprinocultura, indústria do leite, uvas e vinhos e Câmara Portuguesa de Comercio da Bahia, (que custearam suas próprias despesas), está na Europa, buscando novos investimentos para esses segmentos.

E os primeiros resultados entusiasmam. Depois de uma semana de visitas e reuniões, durante as quais o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Atração de Negócios da Seagri, Jairo Vaz, apresentaram as oportunidades e vantagens de investir na Bahia, duas das mais famosas queijarias de Portugal e Espanha mostraram interesse de conhecer a ovinocaprinocultura baiana e agendaram visitas ao Estado.

O proprietário da bicentenária Casa Matias, produtora dos excelentes queijos da Serra da Estrela, José Matias, confirmou que virá à Bahia, nos dias 1 a 3 de dezembro. Em janeiro do próximo ano, o empresário espanhol Santiago Pajuelo, proprietário da empresa Pastoralia, com a denominação origem (DO), La Torta Del Casar, uma das empresas produtoras de queijo mais premiadas na Espanha, vai desembarcar em Salvador para, assim como o português José Matias, visitar as regiões produtoras de ovinos e caprinos e conhecer a indústria baiana de queijos.

O objetivo é fazer diagnósticos das diversas regiões produtoras e avaliar parcerias com laticínios e produtores baianos para produzir queijos amanteigados semelhantes aos feitos em Portugal e Espanha. A Casa Matias é uma das empresas mais famosas na produção de queijos amanteigados do mundo, localizada em Portugal na Serra da Estrela.

Outra possibilidade de visita à Bahia é dos gestores da Cooperativa dos Produtores de Queijos da Beira Baixa, de Portugal, ainda sem data definida. Também com denominação de origem (DO), o queijo produzido em Beira Baixa, uma região abaixo de Alentejo e acima da Serra da Estrela, é certificado desde 1993. A cooperativa, também visitada pela delegação baiana, recebeu o prêmio de melhor queijo de ovelha do mundo, verdadeira medalha de ouro, no concurso realizado na Inglaterra nos dois últimos anos, concorrendo com 2.500 queijos do mundo inteiro
Imprimir