Imprimir

Notícias / Geral

Comunidades rurais de MT são contempladas com bibliotecas por meio do Programa Arca das Letras

Da Redação

A zona rural do município de Juruena (830 km de Cuiabá), foi contemplada com quatro bibliotecas do Programa Arca das Letras. O projeto irá atender aos agricultores, chacareiros e população em geral com mais de 200 livros de diferentes áreas de conhecimentos. O Programa é realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Programa Petrobras Socioambiental e o Programa CultivAção.

De acordo com o Programa CultivAção, cada biblioteca recebeu mais de 200 livros de áreas como literatura nacional e internacional, infantil e infantojuvenil, romance, gibis, livro técnico e especializado. O objetivo do programa é democratizar o acesso à leitura para a população local.

Leia também
 Mato Grosso recebe R$ 1,2 mi para investir em agroecologia  
Alta Floresta e Paranaíta realizam festival gastronômico com sabores amazônicos

As bibliotecas irão funcionar nos Centros de Inclusão Digital das Comunidades 13 de Maio, Somapar, Vale do Amanhecer e no escritório do CultivAção. Segundo a coordenadora do Projeto CultiAção, Lucinéia Machado, dois agentes de leitura de cada comunidade e dois da equipe do Projeto, foram capacitados quanto aos procedimentos metodológicos em relação aos cuidados com os livros e empréstimos, além de orientar sobre as ações culturais da comunidade.

Programa Arca das Letras

O programa foi criado em 2003, com o objetivo em promover acesso à leituras nas comunidades rurais em todo o Brasil, através de bibliotecas comunitárias. O público alvo do programa é famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.




Imprimir