Imprimir

Notícias / Agricultura

Preocupação com ferrugem asiática leva Aprosoja a lançar campanha de orientações

Da Redação - Viviane Petroli

 Apesar do número de casos de ferrugem asiática chegarem a 44 no Brasil por hora, sendo 16 em Mato Grosso, a preocupação com a doença ainda é grande. A ferrugem asiática é considerada pelo setor produtivo a principal praga da soja comercial. Diante da preocupação e como um meio de alertar aos sojicultores os prejuízos que a doença pode causar a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) lançou nesta semana uma campanha de orientação aos produtores.

Dos 16 casos registrados até o momento em Mato Grosso oito são em soja comerciais e os outros oito em soja guaxa (que nasce involuntariamente).

A ferrugem asiática é causada por um fungo e, segundo a Aprosoja-MT, a orientação central é a adoção de fungicidas com diferentes modos de ação.

Leia mais
Mato Grosso registra 8 casos de ferrugem em soja comercial em novembro
Mato Grosso fica apenas na 10ª colocação em índice de competitividade do agronegócio

“Assim como nosso médico recomenda que a gente evite usar sempre um mesmo antibiótico, não devemos repetir o fungicida. O efeito é o mesmo”, comenta o diretor técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas.

A campanha da Aprosoja-MT de orientação no combate da ferrugem asiática conta com uma cartilha que mostra como o controle deve ser feito, o monitoramento, bem como sintomas e fungicidades que podem ser utilizados.

Confira aqui a cartilha.

Confira aqui o site do Consórcio Antiferrugem com dados de incidência por Mato Grosso e Brasil.
Imprimir