Imprimir

Notícias / Agricultura

Facilidade e baixo custo de produção levam a procura pela goiaba aumentar para a comercialização

Da Redação

Uma fruta com grande valor nutricional, a goiaba possui facilidade no cultivo e alta procura com o intuito para a comercialização. Seu consumo pode ser realizado in natura ou na fabricação de derivados como doces, pastas, fruta em calda, purê, base para bebidas, xaropes, geléias, entre outras. Com rápida propagação e sem muito custo de produção, a goiaba pode ser uma ótima dica para o cultivo diferenciado e rentabilidade ao produtor. Conheça mais sobre essa planta frutifica.

A goiaba possui um alto valor nutricional, passando até mesmo do limão. Sais minerais, vitaminas A, B e C e cálcio são alguns dos complementos benéficos a saúde que a fruta possui. Existem duas variedades de goiaba que são as mais conhecidas e consumidas pela população brasileira: a branca e a vermelha.

Segundo pesquisas, a goiabada é considerada o doce mais consumido pelos brasileiros.

Leia mais: 
Manga: além de nutritiva pode ter retorno favorável ao produtor; conheça a espécie 
Caju: fruta típico do Cerrado pode ser usada na culinária e até na estética

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais da goiaba. Em Mato Grosso são produzidos mais de 1 toneladas do tipo vermelha por ano, segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

A goiabeira é uma planta que produz frutos o ano todo. Tem uma grande tolerância a qualquer tipo de solo, a temperatura ideal para seu cultivo é entre 23°C e 28°C. Não é indicado seu plantio em regiões mais frias e com grande incidência de geadas, pois pode causar queima das folhas e o não desenvolvimento dos frutos.

A comercialização atualmente está entre R$ 3,00 a R$ 5,00 reais o quilo da goiaba in natura.

Imprimir