Imprimir

Notícias / Agricultura

Mato Grosso registra 49,6 sc/ha de produtividade; Não deve chover em fevereiro como esperado

Da Redação - Viviane Petroli

 Mato Grosso nesta safra 2014/2015 tem registrado produtividade de 49,6 sacas por hectare em algumas regiões. A falta de chuva em janeiro prejudicou a produtividade da oleaginosa no Estado e a previsão é que a chuva esperada para fevereiro e março não ocorra. A colheita de soja já atingiu 17% dos 8,866 milhões de hectares semeados nesta safra.

As lavouras de soja em Mato Grosso encontram-se em fase de enchimento de grãos e a estiagem, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), prejudica a produtividade.

Leia mais:
Safra 14/15 da soja será de desafios frisa setor produtivo em lançamento oficial da colheita; veja fotos
Safra de soja ainda é indefinida em Mato Grosso, comentam especialistas

Segundo a Somar Meteorologia, a previsão de chuva para fevereiro e março não deverá se concretizar, o que não irá atrapalhar a colheita, porém prejudica a produtividade. “De forma geral, os agricultores de todas as regiões que já iniciaram a colheita estão relatando produtividades abaixo da média esperada para esta safra”, comenta o diretor técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas.

O 5º acompanhamento de colheita da soja, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesta sexta-feira (06), revela que a região Norte apresenta a menor produtividade com uma média de 49,6 sacas por hectare em média, seguida da região Nordeste com 49,8. A produtividade média de Mato Grosso está na casa das 52,4 sacas por hectare. A região com maior produtividade é o Médio-Norte com média de 53,7 sacas por hectare.

Colheita

A colheita chegou a 17% da área, um atraso de 4,7 pontos percentuais em relação a safra 2013/2014, mostra o Imea. A região mais avançada nos trabalhos é o Oeste com 29,9%, seguido do Sudeste com 19,7% e do Médio-Norte com 17,9%.
Imprimir