Imprimir

Notícias / Agricultura

Aprosmat implanta sistema de plantão pré-colheita de soja super precoce

Da Redação - Viviane Petroli

 A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realizará até abril um sistema de plantão para o recebimento de amostras de sementes para a avaliação da qualidade das mesmas. As amostras poderão ser entregues até mesmos aos domingos e feriados. Segundo a Associação, diversos testes serão realizados, incluindo de pureza e germinação.

As amostras de sementes poderão ser entregues das 6h às 21h30 de segunda-feira a sexta-feira e das 18h às 21h30 aos sábados, domingos e feriados. Os testes ofertados são de e tetrazólio, pureza, identificação e quantificação de sementes esverdeadas, germinação, entre outros.

Leia mais:
Indea pede ao Mapa para fazer controle de qualidade das sementes
Safra 14/15 da soja será de desafios frisa setor produtivo em lançamento oficial da colheita; veja fotos

“A finalidade do plantão é facilitar a vida dos produtores, muitas vezes devido às distâncias das propriedades com a sede da Aprosmat, as amostras não chegam a tempo”, explica a gerente técnica do Laboratório de Análise de Sementes da Aprosmat, Maria Cecília de Moraes Carvalho.

Conforme a Associação, diante os resultados obtidos nos testes o produtor mato-grossense terá melhores condições de tomar decisões sobre sua lavoura e se a soja será beneficiada como semente ou vendida como grão.

A Aprosmat ressalta, ainda, que com o plantão pré-colheita os resultados nas análises podem sair no mesmo dia, dependendo do horário de entrega das amostras.

Somente por meio do teste de tetrazólio (Tz) já é possível identificar possíveis problemas que possam vir a afetar o desempenho das sementes, como umidade e percevejo.
Imprimir