Imprimir

Notícias / Logística

Comissões no Senado discutem em audiência pública situação dos caminhoneiros no Brasil

Da Redação - Viviane Petroli

 A situação e demandas dos caminhoneiros no Brasil serão discutidas em audiências públicas nesta semana realizadas por diferentes comissões existentes no Senado. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) já iniciou nesta segunda-feira (09) os debates e na próxima quinta-feira (12) a Comissão da Agricultura (CRA) promoverá uma audiência pública com caminhoneiros que integram o protesto nacional em busca de melhores condições de trabalho.

Os manifestos dos caminhoneiros pelo Brasil, em cerca de sete Estados, durou aproximadamente 15 dias. Na semana passada caminhoneiros e empresários do transporte decidiram dar ao governo federal uma "trégua" até essa terça-feira (10), para quando uma nova reunião entre a categoria e o governo federal está agendada, como o Agro Olhar já comentou.

Leia mais:
Paralisação de caminhoneiros tem ‘trégua’ até dia 10 quando nova rodada de negociação deve ocorrer
Blairo Maggi cobra entendimento em negociação entre caminhoneiros e governo federal

Nesta segunda-feira (09), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) iniciou uma audiência pública interativa, às 9h (horário de Brasília), com o objetivo de debater a situação dos caminhoneiros no Brasil.

Segundo a Agência Senado, interessados em participar da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) podem fazer perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania e até mesmo pelo Alô Senado (0800 612211). A audiência pública pode ser acompanhada pela TV Senado também.

No evento desta segunda-feira participam Valdemar Haln Raupp, presidente da Associação dos Proprietários de Caminhões São José; Carlos Alberto Litti Dahmar, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí (RS); Luis Antonio Festino, diretor de Assuntos Trabalhistas, Segurança e Saúde no Trabalho da Nova Central Sindical dos Trabalhadores; Luiz Carlos Neves, presidente da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores; Jorge Bastos, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e Jaqueline Carrijo, representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Comissão de Agricultura

No dia 12 de março a Comissão de Agricultura (CRA) também realizará uma audiência pública com a participação dos caminhoneiros que participaram do movimento nos últimos dias.

O encontro é um compromisso firmado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) com a categoria. A audiência deverá ter a presença do ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto; presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior; e o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

De acordo com o senador Blairo Maggi, ele surpreendeu-se com o número de demandas dos caminhoneiros. "Não é só pelo óleo diesel, pela baixa de frete, mas são reivindicações por condições de trabalho de cada um desses trabalhadores do volante que rodam nas estradas brasileiras. Nós não vamos conseguir acalmar esse movimento, levá-los de volta ao trabalho, sem nos preocuparmos com uma série de coisas que vão passar pelas Comissões de Agricultura, de Direitos Humanos, de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura”, frisou o senador em nota em seu site oficial.
Imprimir