Imprimir

Notícias / Agricultura

Licenciamento obrigatório de máquinas agrícolas é mantido no Congresso

Da Redação - Viviane Petroli

 A Câmara dos Deputados manteve a obrigatoriedade do licenciamento (emplacamento) de máquinas agrícolas e tratores, diante isso, o veto não foi submetido à análise do Senado. A votação foi realizada na noite de quarta-feira (11). Uma solução para o 'problema' dos agricultores deverá ser buscada por meio de uma Medida Provisória.

Leia mais:
Projeto que suspende emplacamento de máquinas agrícola vai para a Câmara dos Deputados
Ministro dos Transportes vem a Mato Grosso 'visitar' a BR-163 à convite de Taques

Segundo informações da Agência Câmara, os deputados federais mantiveram, por 215 votos contra 168, o veto dispositivos referentes ao projeto de lei da Medida Provisória 656/2014 que dispensava tratores e máquinas agrícolas de licenciamento, no qual exige apenas cadastro específico da repartição de trânsito para aqueles fabricados ou importados a partir de 1º de janeiro de 2015.

De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), um texto de consenso será elaborado para que vire uma nova medida provisória de forma que haja uma solução para o problema dos produtores rurais, que pontuam que o licenciamento irá gerar a cobrança de IPVA sobre os maquinários em altos valores, o que pode vir a elevar ainda mais o custo de produção.
Imprimir