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Notícias / Logística

Porto do Futuro recebe R$ 1,5 bilhão

Guia Marítimo

 O Porto do Rio de Janeiro está recebendo R$ 1,5 bilhão de investimentos públicos e privados para a concretização do projeto Porto do Futuro. A iniciativa coordenada pela SEP (Secretaria Especial dos Portos) e a CDRJ ((Companhia Docas do Rio de Janeiro), com o apoio dos governos estadual e municipal, teve as obras incluídas no PIL (Programa de Investimentos em logística), mas o maior volume de recursos vem do setor privado, com o investimento de R$ 1 bilhão da Libra Terminais e da Multiterminais para expansão de suas instalações na área de arrendamento do Cais do Caju, Porto do Rio de Janeiro.

Os investimentos públicos incluem R$ 210 milhões para obras de dragagem e R$ 340 milhões em infraestrutura de acesso para a interligação da Avenida Brasil ao porto.

Há ainda demanda dos usuários e arrendatários por outras duas obras de acesso: a reorganização viária por meio de um mergulhão entre a pista de chegada da avenida Brasil e o Cais de São Cristóvão, e a complementação da avenida Alternativa, com a reurbanização da região a fim de criar um novo acesso aos terminais retroportuários. As duas obras somam R$ 300 milhões.

Segundo Hélio Szmajser, presidente da CDRJ, a expansão do Porto do Rio foi batizada de Porto do Futuro pois é um projeto que vem sendo discutido desde 2005.

“Após a conclusão dos investimentos, o Porto do Rio terá o maior cais contínuo da América do Sul, com 1875 metros e a capacidade ampliada em 63%, passando do atual 1 milhão de Teus para 1,6 milhão de Teus”, disse.

Ele explica ainda que os grandes problemas de acessos marítimos já estão sendo resolvidos por meio de dragagens. A operação que foi recentemente aprovada tem por objetivo corrigir os acessos mais do que aprofundar o canal, pois o porto já tem 15 metros de profundidade. Isso vai permitir receber navios de até 340 metros e 11 mil Teus.

A Libra Terminais já investiu boa parte dos R$ 500 milhões previstos para ampliação do berço de 715 metros para 910 metros, o que vai permitir receber, no futuro, até dois navios de 400 metros.

A expansão do Terminal de Contêineres MultiRio e Terminal de Veículos MultiCar vai requerer investimentos de R$ 500 milhões para obras civis e a compra de equipamentos para a operação de contêineres.
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