Imprimir

Notícias / Agricultura

Lagarta do cartucho é principal praga encontrada em lavouras de milho em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

 A lagarta do cartucho é a principal praga encontrada nas lavouras de milho em Mato Grosso nesta 2ª safra 2014/2015. A constatação foi feita na última segunda-feira (06) na primeiras lavouras visitadas pelo Circuito Tecnológico - Etapa Milho, que segue até sexta-feira (10).

A incidência da Spodoptera Frugiperda, popularmente conhecida como a “lagarta do cartucho”, nas lavouras visitadas é considera pequena, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), entretanto serve de alerta para os produtores seguirem com o manejos adequado.

Leia mais:
Escoamento por portos do Arco-Norte podem melhorar preços do milho no Nortão de Mato Grosso
Oito municípios encerram colheita da soja em Mato Grosso, revela Imea

“Nessas primeiras áreas que fomos já vimos a existência da lagarta, mas em incidência muito baixa. Mesmo assim é importante que haja um monitoramento desses locais. Apesar disso, de maneira geral, nós podemos dizer que as lavouras estão em estado produtivo muito bom”, destaca o pesquisador da Embrapa, Alexandre Ferreira, que participa do "raio-x" das lavouras de milho 2ª safra em Mato Grosso.

Uma das práticas de manejo para evitar a lagarta do cartucho é a utilização de área de refúgio e aplicação de inseticidas.

A expectativa da Aprosoja e Embrapa é visitar 150 propriedades nesta edição do Circuito Tecnológico - Etapa Milho.
Imprimir