Imprimir

Notícias / Geral

Armazém do Tegram fica pronto e realiza primeiro embarque

Guia Marítimo

 Com um aporte de R$ 600 milhões, está pronto o primeiro armazém do Tegram (Terminal de Graõs do Maranhão). Depois de mais de mais de dois anos de trabalho, em março, entrou no Atlântico o primeiro navio carregado pelo novo armazém. A expectativa é de que um navio que atravesse o Atlântico a partir do Tegram chegará até cinco dias antes na Europa do que as embarcações que saem de Santos ou Paranaguá. A empresa Squadra – Integração de Sistemas comemora o feito, já que desenvolveu o projeto e a implantação da rede industrial de telemática.

A rede de dados instalada pela ompanhia, conta com diversos enlaces de 10 Gigabit. Todos os materiais e equipamentos são adequados para ambientes inflamáveis e industriais, com proteção IP 67. A rede controla mais de 170 câmeras de vídeo, todo o sistema de identificação de caminhões por leitura de placas (OCR), cancelas, catracas e torniquetes do sistema de controle de acesso, além do sistema de dados, telefonia IP e itens especificos de automação do Terminal.

Nos próximos 40 dias, a empresa vai entregar os outros três armazéns, finalizando assim a primeira fase do projeto: quatro armazéns que somam uma capacidade estática de 500 mil tonelas (125 mil em cada galpão, volume suficiente para encher dois navios Panamax). Cada unidade de recebimento possui dois tomabdores de caminhões que, aliados a conexão com um ramal ferroviário, devem garantir embarque de 2,5 mil toneladas por hora nos navios. Por enquanto as movimentações são feitas em ritmo de teste e o fluxo deve se intensificar a partir de junho.

Segundo porta-voz do Tegram Luiz Claudio Santos, a estimativa é que até quatro anos será possível chegar a 5 milhões de toneladas embarcadas, acionando o gatilho para a segunda rodada de investimentos do projeto. “Esse será o auge, quando vamos exportar 5 mil toneladas por hora utilizando mais um berço preferencial”, diz.
Imprimir