Imprimir

Notícias / Política

Taques mostra potenciais de MT a chineses e aposta em investimento

Da Redação - Alexandre Alves

O embaixador chinês Li Jinzhang deve organizar uma expedição de empresários chineses para que eles conheçam de perto as potencialidades de Mato Grosso. Os números apresentados nesta quarta-feira à noite, pelo governador Pedro Taques (PDT), surpreenderam as autoridades daquele país.

O governador mostrou os dados positivos da economia mato-grossense e ressaltou a importância de um sistema de logística moderno e eficiente para escoar a produção de bens de consumo e matéria-prima produzidos no Estado, informa a assessoria.

Leia também:
'Megaferrovia chinesa' de R$ 30 bilhões contemplará Mato Grosso
Governo prepara ordem de serviço para 45 obras em rodovias de MT

“Nós estamos pensando estrategicamente. Pensamos em Mato Grosso daqui a 10, 20, 30 anos. Somos o celeiro do país, campeão na produção de soja, milho, algodão e rebanho bovino. Já somos líderes da porteira para dentro das fazendas e agora queremos investir na expansão dos nossos produtos da porteira para fora”, disse Pedro Taques.

O embaixador chinês se mostrou entusiasmado com os números apresentados pelo governador. “Mato Grosso tem um potencial ilimitado. Sabemos que há um grande espaço para crescimento e existe uma necessidade para investimentos em áreas como infraestrutura”, disse Jinzhang . 

Pedro Taques também falou da possibilidade de diminuir o tempo para escoar a produção de Mato Grosso via o Oceano Pacífico rumo à China. Taques explicou que, com uma ferrovia passando por Lucas do Rio Verde, pelo Estado de Rondônia e chegando ao Pacífico, os produtos mato-grossenses chegariam ao mercado consumidor asiático com 15 dias a menos do que o praticado atualmente.

“As informações que o governo chinês tem de Mato Grosso são muito convincentes para estreitarmos nossos laços”, completou Jinzhang. Ele frisou que existe uma grande expectativa para avaliar a possibilidade de acordos entre a China e Mato Grosso na área de infraestrutura e logística.

O encontro teve ainda a participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; de Comunicação Social, Jean Campos; do deputado federal Nilson Leitão; do prefeito Otaviano Pivetta, de Lucas do Rio Verde; e do senador Acir Gurgacz, de Rondônia.

(Com assessoria)

Imprimir