Imprimir

Notícias / Geral

Indea recebe veículos e equipamentos para atividade de fiscalização em fronteira interestadual

Assessoria/Indea

 O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) recebeu nesta terça-feira (09.06), duas camionetes e dois kits com equipamentos de apoio à fiscalização, com tendas, notebooks, mesas, cadeiras, placas e cones de sinalização, e aparelhos GPS, doados pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT). Os veículos e equipamentos são destinados para uso exclusivamente em barreiras móveis na divisa entre Mato Grosso e Amazonas, no município de Colniza, e com Goiás, na região do Vale do Araguaia.

Para o presidente do Fesa, Rui Prado, o setor produtivo entende que a ação é de suma importância para o Estado. “O retorno desse investimento é imensurável, porque se tivermos um rebanho que tenha saúde, que vai se traduzir em alimento para a nossa população, é muito importante, pois com a fiscalização os produtores são beneficiados na manutenção da sanidade animal”.

De acordo com Guilherme Nolasco, presidente do Indea, o trabalho de fiscalização começa na próxima semana e ressalta o apoio do setor privado. “O Fesa tem nos ajudado muito. Só neste ano contribuiu com mais de R$ 2 milhões. O Fesa tem sido muito companheiro nas ações de prevenção e no controle de doenças, investindo na defesa sanitária do Estado”.

Devido à dificuldade de acesso, a região de divisa entre MT/AM, e MT/GO estavam desassistidas. Com as barreiras volantes, o Indea tem a possibilidade de ampliar a área de fiscalização, evitando a entrada de animais irregulares. “É de extrema importância barrar os problemas, para que enfermidades vindas de outros Estados, não entrem em Mato Grosso”, destaca Nolasco.

O Fesa ainda fará a entrega de 115 kits de atendimento à notificação de doenças ao Indea. O Fundo é composto e gerido pela Famato, Acrimat, Ovinomat e Sindifrigo e com a participação do Indea e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Imprimir