Imprimir

Notícias / Economia

GM coloca 1,7 mil operários em férias coletivas na unidade

G1

Cerca de 1,7 mil trabalhadores da General Motors (GM) em São José dos Campos (SP) entram em férias coletivas a partir desta segunda-feira (15). A medida é válida até o dia 30 de junho.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, serão atingidos empregados do setor de montagem do modelo S10. Com cerca de cinco mil funcionários, a unidade de São José fabrica a picape e o modelo Trailblazer.
Aos trabalhadores, a GM alegou que o afastamento ocorre devido à queda nas vendas no mercado automotivo. No início de maio, a unidade de São José reduziu a produção, paralisando a montagem da S10 no segundo turno.

Além das coletivas, a empresa mantém suspensos os contratos de trabalho de 778 empregados da unidade de São José desde março. Pelo “layoff”, o grupo permanece afastado das atividades recebendo salários por meio do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT).

Outras fábricas da montadora também deram férias coletivas a funcionários neste mês. Nesta segunda-feira, cerca de 10 mil empregados da unidade de Gravataí (RS) serão afastados até o fim de junho.

 LG
No Vale do Paraíba, a unidade da LG em Taubaté (SP) também coloca parte dos trabalhadores em férias coletivas a partir desta segunda-feira. Ao todo, são 915 funcionários do setor de celulares, que devem permanecer afastados durante dez dias.

A planta da cidade possui cerca de dois mil funcionários e produz equipamentos de linha branca, como eletrodomésticos, e monitores. De acordo com a empresa, a medida tem como objetivo adequar a produção à demanda do mercado.
Imprimir