Imprimir

Notícias / Agricultura

Uso de agrotóxicos na agricultura brasileira teve aumento de 155% nos últimos dez anos

Da Redação

O uso de agrotóxicos na agricultura brasileira teve um aumento de 155% nos últimos dez anos. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), o uso de químicos saltou de 2,7 quilos por hectare (kg/ha) em 2002, para 6,9 quilos por hectare em 2012.

Leia mais: 
Fazenda no Sul de MT sedia debates sobre integração entre lavoura, pecuária e floresta 
Pesquisador ressalta que semente de qualidade é fundamental para sucesso da safra

Os dados que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que os produtos mais usados em 2012 são os considerados perigosos ou muito perigosos, com 64,1% e 27,7% do total de produtos comercializados naquele ano.

A região do país que mais utilizou os agentes químicos na agricultura foi o Sudeste com uma média de 8,8 quilos por hectare, com o estado de São Paulo foi o que fez o mais intenso em 2012. No Centro-Oeste, Goiás foi o que apresentou maior uso de agrotóxicos com 7,9 kg/ha. O Amazonas foi o estado que menos utilizou agrotóxicos nas lavouras, com um valor de 0,5 kg/ha.

Os agrotóxicos mais comercializados no período pesquisados foram os herbicidas, com 62,6% do total de vendas, seguidos dos inseticidas, com 12,6% e dos fungicidas, com 7,8%.
Imprimir