Imprimir

Notícias / Economia

Junker: desejo evitar saída da Grécia da zona do euro

O Globo

 O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta terça-feira que seu desejo é evitar um Grexit, ou seja, uma saída da Grécia da zona do euro.

— É tempo para se encontrar novamente na mesa de negociações — disse Juncker pouco antes de uma reunião da zona do euro sobre a crise grega.


Juncker fez estas declarações no Parlamento Europeu em Estrasburgo, dois dias depois dos gregos terem votado maciçamente no "não" para o último plano de credores de Atenas.

— Algumas pessoas na União Europeia (UE) desejam, abertamente ou sem dizer, que a Grécia deixe a Zona do Euro: as respostas mais simples são muitas vezes as más — disse ele. — A Comissão vai fazer tudo o necessário para que as negociações sejam retomadas — acrescentou Juncker, alertando no entanto que não haverá uma solução nesta terça-feira, durante a reunião da zona do euro.

Também disse que vai pedir explicações ao primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, por ter organizado o referendo de domingo sobre um plano que havia expirado. As propostas dos credores foram apresentadas oito dias antes e faziam parte de um programa de ajuda que deixou de ter validade na semana passada.

Imprimir