Imprimir

Notícias / Economia

Comércio fecha 1º semestre com o pior desempenho em 13 anos, diz Serasa

R7

 O movimento dos consumidores nas lojas encerrou o primeiro semestre de 2015 com alta de 2,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Com o resultado, o comércio fechou os primeiros seis meses do ano com o com o pior desempenho desde 2003.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (7), pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, apontam para o segundo pior começo de ano desde que o movimento passou a ser analisado.

Segundo o índice, o resultado deste ano é melhor apenas do que o analisado no primeiro semestre de 2002, quando o setor encerrou os seis primeiros meses do ano com queda de 6,9%.

Os economistas da Serasa atribuem o baixo momento no comércio à queda dos níveis de confiança dos consumidores, à alta da inflação, às taxas de juros e ao desemprego.

A maior retração do consumidor no primeiro semestre de 2015 partiu do segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 12,5% frente ao primeiro semestre do ano passado.

Na sequência, com baixa de 7,1%, ficou o movimento dos consumidores nas lojas de materiais de construção. Também houve recuo de 5,3% no segmento de combustíveis e lubrificantes neste primeiro semestre de 2015.

Por outro lado, o movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuários e calçados apresentou alta de 5,8%. As lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática tiveram uma melhora de 5,2% e as vendas do grupo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas avançaram 2%.
Imprimir