Imprimir

Notícias / Geral

Central de Atendimento Empresarial visa auxiliar saída da informalidade

Da Redação - Viviane Petroli

 O governo de Mato Grosso inaugurou nesta quarta-feira (08) o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) de Cuiabá. A ação faz parte de uma série de pontos a serem cumpridos até dezembro, impostos pelo novo Acordo de Resultados. O local tem como objetivo dar suporte aos micro e pequenos empreendedores, visando a sua saída da informalidade. Em cinco anos Mato Grosso registrou 97.979 cadastrados no Micro Empreendedor Individual (MEI).

Conforme levantamento do Portal do Micro Empreendedor, do governo federal, o número de optantes pelo MEI em Mato Grosso saltou de 90.149 em janeiro para 97.979 em junho. O portal revela que em Cuiabá são 22.990 optantes. Já em Várzea Grande 8.565, em Rondonópolis 5.863, em Sinop 3.891, Sorriso 1.632, Lucas do Rio Verde 1.828 e em Nova Mutum, por exemplo, 965 optantes pelo MEI.

Leia mais:
BNDES autoriza bancos a realizar prorrogação de financiamentos de caminhões
Governo define que nova lei de incentivos fiscais tem de ser aprovada até setembro

Hoje, no Estado existem 51 CAEs criados com o intuito de servirem como suporte local ao micro e pequenos empreendedores. A meta do governo de Mato Grosso é atingir os 141 municípios.

Nesta quarta-feira (08) foi inaugurado o CAE de Cuiabá, localizado na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, localizada na Travessa Celso Luiz Moraes de Almeida, 111, no bairro Poção.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, os CAEs são importantes para aqueles que querem sair da informalidade. A Central funcionará através de uma parceria entre o governo de Mato Grosso, Prefeituras e o Sebrae.

O secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, ressalta que a Central vem a ser uma facilitadora daqueles que desejam se tornar micro e pequenos empreendedores. Domingos Sávio ressalta que o CAE será levado aos bairros permitindo o acesso de informações daqueles que desejam sair da informalidade.

A implantação do CAE, segundo a presidente da Associação do Centro Comercial Popular de Cuiabá, localizado ao lado da Feira do Porto, Aparecida Ribeiro de Oliveira, não só sanará dúvidas como irá informar sobre a realização de cursos e o que é preciso para melhorar o seu negócio. “Hoje, dos 250 permissionários cerca de 60% são micro empreendedores. A nossa maior dificuldade, atualmente, é conseguir os benefícios e financiamentos vindos do governo federal diante essa situação econômica”.
Imprimir