Imprimir

Notícias / Economia

Perspectiva para o Dia dos Pais é de estabilidade nas vendas

Da Redação - Viviane Petroli

 As projeções para o Dia dos Pais é de estabilidade nas vendas em relação à data em 2014. A perspectiva é decorrente a situação econômica do Brasil que tem levado o consumidor a evitar gastos. Segundo os lojistas, promoções e novidades buscam atrair o consumidor. O comércio estima um ticket médio de vendas (por consumidor) de R$ 150. Perfumes e confecções estão entre os itens mais procurados para os pais.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec-MT), Roberto Peron, diante a economia enfraquecida em 2015, espera-se estabilidade nas vendas para o Dia dos Pais em relação ao ano passado.

Leia mais:
Dia dos Namorados tem redução de 20% nas vendas em Cuiabá
Vendas de 0Km recuam 16,65% em 2015 em Mato Grosso; variação mensal registrou alta

“As pessoas estão evitando gastar. As datas comemorativas estão com reação pequena em relação às projeções dos lojistas, mesmo com toda propaganda realizada”, comenta Peron.

Os perfumes e as confecções estão entre os itens mais procurados para presentear os pais em Mato Grosso, seguido de elétricos.

Os lojistas apostam em propaganda, promoções e até mesmo novidades, como é o caso do O Boticário, que todo ano lança uma fragrância para a data, como é o caso do "Uomini Origem".

2015 nada animador

Em 2015, janeiro a julho, as vendas em geral apresentam recuo de aproximadamente 20% no comparativo com o ano passado, revela o presidente do Sincotec. “Porém, há segmentos como de armarinhos e tecidos que apresentam crescimento, visto a busca por reformas de móveis e customização de confecções”.

Em maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas apresentaram queda de 4,5% em relação ao mês em 2014. Ao se analisar a variação do ano apresentava recuo de 6,9% (janeiro a maio) em comparação ao ano passado.
Imprimir