Imprimir

Notícias / Tecnologia

Pesquisadores buscam controle biológico do psilideo-dos-citros

Cristina Tordin/Embrapa Meio Ambiente

 O pesquisador Luiz Alexandre Sá, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), esteve na Universidade da Califórnia e no California Department of Food & Agriculture (CDFA), EUA, de 11 a 26 de setembro. Nesse período conheceu a criação em laboratório do bioagente exótico Diaphorencyrtus aligarhensis (Hymenoptera: Encyrtidae), os processos de liberação em pomares e importação para fins de controle biológico clássico do psilideo-dos-citros, Diaphorina citri (Hemiptera: Psyllidae), vetor do "huanglongbing" na citricultura nacional.

Conforme o pesquisador verificou na literatura, "o Brasil é o 2º produtor mundial de citros, sendo o principal em laranjas, contribuindo com cerca de 30% da produção mundial de laranja doce, 50% da produção de suco e 85% do mercado mundial. A participação nessa cadeia produtiva movimenta US$ 14,6 bilhões ao ano e gera aproximadamente 350 mil empregos no país".

A doença "hunglongbing" (HLB ou citrus greening), causada pela bactéria de floema Candidatus liberibacter spp. é a maior ameaça aos pomares do país, por afetar todas as variedades podendo, assim, torná-los inviáveis economicamente se medidas de controle não forem tomadas. Esse bioagente exótico tem sido utilizado com sucesso pelo Departamento de Entomologia da Universidade da Califórnia (UC), Campus de Riverside.

Ainda conforme Sá, a importação para o Brasil desse parasitóide (foto no link), de grande potencial de controle biológico clássico de D. citri no país, foi realizada com a permissão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sá se reuniu com os pesquisadores Rodrigo Almeida da UC-Campus de Berkeley, Mark Hoddle, Christina D. Hoddle, Megahan A. Vankosky, Erica J. Kistner da UC-Campus de Riverside e David J. W. Morgan e Grace Radabaugh do CDFA, de Riverside para verificar a criação semi- massal de D. citri, em hospedeiro alternativo para multiplicação dos parasitóides Tamarixa radiata e D. aligarhensis; para posteriores liberações em pomares cítricos de San Diego e outras localidades produtoras de citros na Califórnia.
Imprimir