Imprimir

Notícias / Energia

Hidrelétricas do Brasil seguirão com déficit de geração em 2016, diz CCEE

Luciano Costa/Reuters

 Depois de dois anos de seca, as hidrelétricas do Brasil devem continuar com déficit de geração de energia em 2016, devido à necessidade de recuperar reservatórios para garantir a segurança do suprimento, afirmou nesta sexta-feira um especialista da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A projeção, no entanto, é de que o déficit seja menor, de entre 1,6 por cento e 3,1 por cento, segundo a CCEE, ante um déficit esperado de 15,4 por cento neste ano e de 9,3 por cento em 2014.

"Esse déficit é bem pequeno, e está um pouco influenciado pelo despacho térmico, que pode avançar nos primeiros meses de 2016 para que se possa recuperar os reservatórios", disse à Reuters o gerente de Preço da CCEE, Rodrigo Sacchi.

Configura-se um déficit quando as hidrelétricas geram abaixo da garantia física --que representa o montante de energia que as usinas podem vender no mercado de eletricidade.

A produção das hidrelétricas, no entanto, pode ser ainda menor caso o Brasil não receba chuvas favoráveis no período úmido, que vai de novembro a abril. A CCEE projeta que, nesse caso, seria necessário manter as térmicas ligadas por todo o ano de 2016, o que faria o déficit hídrico alcançar 11,4 por cento.

"Esse é um cenário menos provável de ocorrer, mas temos que avaliar essas premissas também", apontou Sacchi.

A CCEE espera um período chuvoso mais próximo da média em 2015-2016, depois de duas temporadas em que as chuvas nos reservatórios das hidrelétricas ficaram abaixo do esperado e o país chegou a ficar próximo de um racionamento de energia.

Na quinta-feira, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, que concentram a maior parte da capacidade do país, estavam com 31 por cento de armazenamento, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O déficit de geração das hidrelétricas tem motivado uma guerra judicial no setor elétrico neste ano, com diversas geradoras tendo obtido liminares para evitar novos prejuízos com a seca.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negocia um acordo para compensar parcialmente as empresas em troca da retirada das ações judiciais, mas nos últimos dias cresceu o pessimismo quanto a um final breve para o imbróglio.

O acordo em negociação também altera as regras e transfere para o consumidor de energia os riscos de eventuais perdas com déficits de geração das hidrelétricas que sejam registrados a partir de 2016. Em compensação, o consumidor também perceberá efeitos positivos quando as usinas produzirem mais que o previsto.
Imprimir