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Problemas com internet geram 976 reclamações no Procon Estadual; em todo 2014 foram 122

Da Redação – Viviane Petroli

 Entre janeiro e setembro 976 registros de reclamações sobre a internet (fixa e móvel) foram feitos no Procon Estadual por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O número supera os 122 registros constatados durante todo o ano de 2014. Nos últimos meses os usuários de banda larga no estado têm enfrentado diversos problemas de acesso, principalmente aqueles que dependem do serviço para trabalho. Segundo as operadoras de telefonia e internet, obras, furtos e vandalismo são as principais causas pela lentidão do serviço ou até mesmo sua interrupção.

Dos 976 registros na plataforma www.consumidor.gov.br 734 referem-se à internet móvel e 242 a fixa. Em 2014, segundo o Procon Estadual, de janeiro a dezembro haviam sido 57 registros para internet fixa e 65 para móvel.

Já as reclamações feitas através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) de janeiro a setembro de 2015 somaram 217 registros contra 161 constatados durante os 12 meses de 2014.

Entre as demandas recebidas no Procon Estadual quanto a estes serviços estão contrato/pedido/orçamento (rescisão, descumprimento, erro, etc); produto com vício; propaganda enganosa; funcionamento inadequado do serviço (má qualidade de sinal, instabilidade e queda); oferta não cumprida; demanda não resolvida/não respondida; suspensão ou desligamento indevido (caso da internet móvel quando os créditos acabam) e alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio.

O vendedor Jonathan Cristiano nos últimos dias tem sofrido com a lentidão e até mesmo constantes quedas de internet em seu local de trabalho. Ele revela que muitas vezes acaba tendo de enviar as notas fiscais aos clientes por e-mail quando o serviço da operadora “normaliza”. “Para o comércio é complicado esta situação. Hoje, dependemos da internet para emissões de nota. Aqui temos duas operadoras, pois se uma cai a outra segura, contudo ultimamente as duas estão instáveis, o que nos leva a ter mais trabalho para enviar todas as notas das vendas realizadas durante o dia para os clientes”.

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De acordo com a superintendente do Procon Estadual, Gisela Viana, o aumento da demanda de reclamações quanto ao serviço de internet no órgão mostra que o uso do mesmo tem crescido a cada dia. “Hoje, se fala mais pela internet do que por telefone. A legislação da internet no Brasil está ultrapassada. Dados de mediação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são feitos com base na legislação de 1997. A internet hoje não é considerada um serviço essencial por essa defasagem na sua legislação”.

Segundo os Indicadores de Banda Larga (fixa e móvel), disponíveis no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em julho (dados mais recentes) a NET na banda larga fixa apresentou 100% de disponibilidade diante uma meta de 95%, enquanto a Oi 93,75% e a GVT 92,30%. Em termos de velocidade instantânea, cuja meta também é 95%, a NET apresentou 97,16%, a Oi 90,45% e a GVT 91,71%.

No caso da banda larga móvel a meta de velocidade instantânea é 95%. Todas as operadoras, segundo a Anatel, ficaram superior a meta: Claro 100%, Oi 99,69%, Tim 98,61% e Vivo 99,25%.

A Anatel, por meio de sua assessoria de imprensa, destacou ao Agro Olhar que diversas ações têm sido realizadas para que as operações de internet cumpram com o exigido. Entre as ações estão aplicações de multas.

Outro lado

A Oi, revelou ao Agro Olhar, que obras, furtos e vandalismo danificaram sua rede em Mato Grosso. Somente em 2015 foram constatados 144 rompimentos de cabos causados por obras em rodovias e 107 ocorrências de furtos de cabos de telefonia no estado, o que afetou os serviços.

“Trabalhamos com equipes técnicas prontas para atuar 24h por dia. Às vezes, o rompimento ocorre em áreas remotas e de difícil acesso, o que prejudica o deslocamento das equipes. Mas trabalhamos sempre para restabelecer os serviços dos nossos clientes o mais rapidamente possível. Cada vez mais, precisamos que os órgãos públicos e as empresas prestadoras de serviços trabalhem em parceria com a Oi para evitar esses incidentes que afetam nossos serviços e prejudicam a população”, diz Lener Jayme, Diretor de Infraestrutura da Oi, através de nota.

A Oi revelou, ainda, que no primeiro semestre de 2015 foram investidos em Mato Grosso cerca de R$ 34 milhões para melhorias em sua rede.

Presente em Mato Grosso (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis), desde 2000, a GVT destacou que desde o início de sua operação no estado aplicou R$ 100 milhões em investimentos. Hoje, são 106 mil acessos em serviços com banda larga com velocidades de até 150 Mbps, telefonia fixa e TV por Assinatura.

"A empresa realiza o dimensionamento da rede para comportar o crescimento da base de clientes e garantir a alta qualidade dos serviços e continuamente investe na ampliação de sua infraestrutura na região. Inclusive, mantém rotas de longa distância com redundância. A GVT monitora de forma contínua sua rede de transmissão e atua preventivamente, trabalhando permanentemente para manter a qualidade de seus serviços", frisou através de nota.

A NET e a Claro, que pertence ao Grupo América Móvil Brasil, pontuaram investir continuamente em infraestrutura de rede, inovação, tecnologia de atendimento e capacitação de pessoas para garantir a melhor experiência em produtos e serviços com alta performance para seus clientes.

"A NET tem os melhores indicadores de medição de banda larga no Mato Grosso, de acordo com os últimos indicadores publicados pela Anatel. Já a Claro é a primeira colocada nos indicadores de conexão de voz e dados, entre as quatro maiores operadoras do país. No estado, a Claro está presente em 92 municípios, cobrindo uma população de mais de 2,9 milhões de pessoas. Com a tecnologia 3G, são atendidas 24 cidades. Além disso, os cerca de 840 mil habitantes de Cuiabá e Várzea Grande também podem usufruir da rede de alta velocidade 4GMax, cidades também cobertas pela tecnologia da NET", destacou em nota.
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