Imprimir

Notícias / Energia

Relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite de domingo

Da Redação - Viviane Petroli

Os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir da zero hora deste domingo, 18 de outubro. O governo federal prevê uma economia de aproximadamente R$ 7 bilhões com a adoção do horário de verão em 11 estados, incluindo Mato Grosso.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia a estimativa de economia de R$ 7 bilhões, aproximadamente, representa o valor do desembolso que se teria em investimentos no sistema elétrico para tender a uma demanda adicional prevista de cerca de 2.610 megawatts (MW).

Leia mais:
Previsão em Mato Grosso é que consumo de energia caia 4,3% no horário de ponta

Entre 18 de outubro de 2015 e 21 de fevereiro de 2016 os relógios deverão ficar adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Em Mato Grosso as projeções são que o período traga uma redução de 4,3% na demanda por energia elétrica no horário de ponta, que compreende das 18h ás 21h. Tal está dentro da meta considerada ideal de 4% a 5% do Operador Nacional do sistema. A estimativa da Energisa Mato Grosso é uma economia de 0,90% do consumo, levemente abaixo dos 0,96% constatados no período passado.

A redução de 0,90% no consumo, de acordo com a Energisa, significa uma economia de 29,2 gigawatts-hora (GWh), o suficiente para abastecer um município no porte de Chapada dos Guimarães por onze meses, Poconé por quatro meses ou Lucas do Rio Verde por dois meses.
Imprimir