Imprimir

Notícias / Geral

Senar-MT valoriza história e cultura de Mato Grosso

Gecom Senar-MT

 Chegança - 40 anos de migração em Mato Grosso. Este é o nome do documentário que mostra os principais momentos do movimento migratório que aconteceu entre os anos de 1970 e 2010 em Mato Grosso. Dinâmico e muito objetivo, o filme conta diversos aspectos de mais ou menos 40 anos de história.

Além da produção cuidadosa, os depoimentos revelam a emoção das primeiras famílias que povoaram o Estado. As imagens divulgam a construção de um Mato Grosso promissor e, que além de fazer parte da lista dos maiores produtores de grãos do mundo, também detém vários outros títulos que o torna uma terra pujante e em pleno desenvolvimento econômico.

Patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que além da qualificação do homem do campo também investe e leva cultura aos recantos mais distantes da Capital, o documentário mostra o desenvolvimento humano das afinidades e contrastes no encontro de nativos e migrantes que deram origem a novos povoados.

O documentário retrata ainda a construção socioeconômica de Mato Grosso antes dos movimentos migratórios e as mudanças oriundas deles. Os depoimentos revelam ainda a relação do povo mato-grossense com os “chegantes”, a luta para a construção de novos povoados, os governos de Mato Grosso neste período, a primeira eleição de um migrante como governador do Estado e a formação de um novo povo mato-grossense.

Nos próximos meses este documentário será visto por centenas de pessoas numa mostra itinerante que prevê a montagem de um cenário de cinema para a reprodução do vídeo que deve passar por pelo menos 15 cidades mato-grossenses. Além disso, também haverá um circuito de eventos em universidades.

A Capital Marketing, produtora do filme de 52 minutos, exibirá o documentário seguido de debates não só com a comunidade universitária, mas também com a sociedade em geral. Além disso, a partir da próxima semana este material também será disponibilizado no youtube.
Imprimir