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Aeroporto Marechal Rondon receberá voos internacionais da América Latina

Da Redação - André Garcia Santana

Por sua posição geograficamente estratégica, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, será adequado para recebimento de voos internacionais, especialmente para países da América Latina. Localizado no centro da América do Sul o ponto deverá se tornar um terminal aeroportuário de ‘hub’ (centro de conexão) para atender o mercado de passageiros do Mercosul. A decisão foi anunciada na segunda-feira, 16 de novembro, pelo ministro da Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, durante audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, para tratar do Plano Nacional de Logística de Transportes do Governo.

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O Ministro garantiu ainda que estudos preliminares para lançamento de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), para conceder a administração do aeroporto à iniciativa privada, serão iniciados em breve. De acordo ele, o objetivo da SAC no processo de concessão não se limita a conclusão das obras, já que será projetada a implantação de um terminal aeroportuário para funcionar adequadamente por, pelo menos, mais 50 anos. Numa área de 700 hectares, existe a previsão de construção de uma segunda pista de pouso e implantação de um amplo terminal de cargas.

Padilha classificou o Programa de Aviação Regional como “redentor”, e disse que o plano prevê, somente em Mato Grosso, na sua primeira etapa, a ampliação ou construção de nove aeroportos. Deste modo, serão contempladas as cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica. “O programa é para fazer um novo Brasil. Mesmo com a crise econômica, a aviação tem crescido muito, e o potencial do país é grandioso nesse setor.”

Copa do Mundo de 2014

No que diz respeito às obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, Padilha explicou que os trabalhos serão retomados a partir da manifestação do Governo, que detém o contrato, em convênio assinado com a Infraero. As decisões foram divulgadas em atendimento ao pedido do senador Wellington Fagundes (PR), endossado pelo senador Blairo Maggi (PR).

Recentemente, o terminal figurou pela quarta vez consecutiva o pior do Brasil em ranking da SAC. A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro foi divulgada na última terceira-feira, 10, e considera, para primeiro trimestre de 2015 (1º de julho a 30 de setembro), uma pontuação que varia de um a cinco para os 15 pesquisados. O terminal mato-grossense registrou 3,28, nota inferior a do ano passado, ficando novamente abaixo dos outros pesquisados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.

Rondonópolis

Sobre a conclusão do aeroporto de Rondonópolis, Fagundes frisou que a obra é fundamental para o desenvolvimento da aviação regional. “O Governo do Estado já possui recursos disponíveis, por meio do BNDES, para o término das benfeitorias e não precisa esperar os recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aviação Regional, para finalizar a obra. Temos que fazer o que for necessário, dentro daquilo que foi previsto pelo Governo do Estado” - cobrou o senador.

Relator do Plano Nacional de Logística de Transportes do Governo, ele reconheceu que a realização das obras previstas em 270 aeroportos, em um cenário considerado como ‘de crise’, não será fácil. “Então, aquilo que já estava sendo feito pelo Governo do Estado – no caso do Aeroporto de Rondonópolis – precisa ser concluído. De nossa parte cobraremos para que a Infraero tenha mais agilidade nos demais aeroportos. Inclusive pedindo a inclusão de Primavera do Leste no programa”, adiantou.
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