Imprimir

Notícias / Agricultura

Amaranthus palmeri é tida como praga controlada em Mato Grosso; IN dispõe sobre erradicação

Da Redação - Viviane Petroli

 A Amaranthus palmeri, uma erva daninha, foi considerada "Praga Oficialmente Controlada" em Mato Grosso pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). O controle consta na Instrução Normativa nº 86/2015, que dispõe sobre a erradicação da praga em Mato Grosso.

A Amaranthus palmeri, principal planta daninha nas lavouras de algodão nos Estados Unidos, foi localizada em áreas de utilizadas para cultivo com rotação das culturas de algodão, soja e milho em Mato Grosso.

A praga é considerada de risco potencial à economia de Mato Grosso, como apontado pela Circular Técnica nº 19/2015 do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

Leia mais:
Medidas são estabelecidas para combater Amaranthus palmeri em Mato Grosso

Conforme a Instrução Normativa do Indea-MT nº 86/2015, que circula no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 08 de dezembro, um inquérito epidemiológico realizado pelo órgão, juntamente com o Ministério da Agricultura, constatou a presença de Amaranthus palmeri em três propriedades rurais localizadas nos municípios de Ipiranga do Norte e Tapurah.

De acordo com a Instrução Normativa, a praga está "Oficialmente Controlada pelo Estado de Mato Grosso".

A Instrução Normativa traz ainda normas para a erradicação da erva daninhas nas lavouras mato-grossenses, como "saída de amostra de solo de propriedade com ocorrência desta praga estará condicionada a autorização do INDEA/MT", entre outros.

Confira nas páginas 98 e 99 do Diário Oficial do Estado a Instrução Normativa Indea-MT nº 86/2015. Com a publicação desta nova Instrução, a Instrução Normativa Indea-MT nº 047/2015, de 15 de julho de 2015, é revogada.
Imprimir