Imprimir

Notícias / Economia

Vendas no comércio amargam queda de 8,1% em Mato Grosso, revela IBGE

Da Redação - Viviane Petroli

As vendas no comércio varejista em Mato Grosso tendem a encerrar 2015 no 'vermelho'. Até o mês de outubro o estado amargou 8,1% de queda nas vendas no comércio no comparativo com 2014. Somente em outubro, mês de comemoração do Dia das Crianças, a retração nas vendas foi de 13,8% em relação à época o ano passado. A situação econômica do país é o principal fator para o resultado.

No acumulado dos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a retração em Mato Grosso é de 6,5% ante igual período anterior.

Leia mais:
Grupo da Argélia pretende investir em Mato Grosso US$ 750 mi em indústrias

No que diz respeito à receita nominal no comércio varejista, aponta o IBGE, há um leve decréscimo de 0,6% em 2015 em relação a 2014. Em outubro 3,6% ante o mês o ano passado, enquanto no acumulado de 12 meses leve incremento de 0,6%.

O comércio varejista ampliado, que incluem os setores de vendas de materiais para construção e automóveis, também segue 2015 com baixos resultados. Entre janeiro e outubro constatou-se queda de 10,8% nas vendas e de 9,2% no acumulado dos 12 meses. Em outubro 18,6% frente o ano passado.

Como o Agro Olhar já comentou, a situação econômica do Brasil é o principal fator para tais resultados. Conforme especialistas na área econômica e o próprio setor varejista, os consumidores estão evitando ir às compras diante a insegurança política/econômica do país.

Brasil

No Brasil as vendas em 2015 estão 3,6% menores que em 2014, revela o IBGE. Contudo, em termos de receita nominal há um acréscimo de 3,5%.
Imprimir